A MONITORIA ACADÊMICA COM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO E A INTERVENÇÃO NA APRENDIZAGEM

Flávia Stefanello, Mario Luiz Junges Junior, Alexandra Ferronato Beatrici

Resumo


O artigo apresenta o Programa “Monitoria acadêmica e grupo de estudos: inter-relação entre prática e teoria no trabalho pedagógico” do IFRS – Campus Sertão, tendo a monitoria como uma ação que auxilia os estudantes no processo de aprendizagem, permanência e êxito acadêmico e como um canal para a problematização do trabalho pedagógico e da formação docente. O programa se justifica considerando o Projeto Pedagógico Institucional do IFRS e a constituição da Comissão Interna de Acompanhamento das Ações de Permanência e Êxito Acadêmico do IFRS. O Programa tem como objetivo auxiliar estudantes com dificuldades no processo de ensino-aprendizagem e na organização dos estudos. Os encontros são desenvolvidos em grupos ou individualmente, realizados sistematicamente ou pontualmente. O trabalho vem sendo desenvolvido ao longo de 2017 com estudantes dos Cursos Técnicos em Manutenção e Suporte em Informática e em Agropecuária – modalidade Integrado ao Ensino Médio. Metodologicamente estabelece um processo dialógico, participativo e colaborativo, tendo como princípios a realidade social construída pelos próprios seres humanos e o método dialético para conhecimento e intervenção na realidade. O desenvolvimento do Programa ocorre com um Educador monitor, estudante de licenciatura, formação pedagógica ou pós-graduação, que possui a atribuição de organizar as monitorias, as atividades dos monitores discentes e os encontros do grupo de estudo, e Monitores discentes, que desenvolvem as atividades de monitorias com os estudantes que precisam. Considerando ser recente, as avaliações e resultados estão ainda ocorrendo e sinalizamos através do relato de experiência de um dos estudantes atendidos que os resultados aparecem especialmente na aprendizagem.


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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar