PROFESSORES DE CIÊNCIAS DE TABULEIRO DO NORTE (CE) FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS: UTOPIA OU REALIDADE?
Resumo
O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica, deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias, em que se faz necessário a especialização dos saberes, a colaboração transdisciplinar e interdisciplinar, o fácil acesso à informação e a consideração do conhecimento como um valor precioso. Os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) são recursos digitais reutilizáveis, que auxiliam na aprendizagem e estimulam o desenvolvimento de capacidades pessoais, como, imaginação e criatividade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do professor de ciências da natureza e do professor responsável pelo laboratório escolar de informática (LEI) frente às novas tecnologias aplicadas no ensino. A pesquisa, de natureza aplicada, abordagem quanti-qualitativa de caráter descritivo foi desenvolvida em três etapas, aplicação de questionário aos professores de Ciências da Natureza de escolas públicas e estaduais do município de Tabuleiro do Norte; questionário visando obter o perfil do professor responsável pelo laboratório escolar de informática e análise do perfil do laboratório. Foi possível observar, a utilização das ferramentas tecnológicas como os OVAs, embora de uma maneira esporádica. A maioria destes educadores, apesar de reconhecerem a importância de se incrementar tais ferramentas no ensino, recebeu nenhuma ou quase nenhuma capacitação para usar tais ferramentas. Os professores responsáveis pelo LEI se identificam com a área, recebem formação inicial adequada para atuar no mesmo e reconhecem a importância de uma formação continuada devido a versatilidade e dinamismo dessas tecnologias.Downloads
Publicado
2017-11-10
Edição
Seção
Artigos (temáticas livres)