APLICATIVOS EDUCACIONAIS LIVRES PARA M-LEARNING E SUA INTEGRAÇÃO COM O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Cíntia Moralles Camillo
  • Liziany Muller Medeiros

Resumo

Pouco se sabe sobre a articulação coordenada dos aplicativos para smartphone propostos para este fim e as demais representações semióticas tradicionais da Ciência e efeitos sobre a aprendizagem dos educandos. É importante acrescentar que a escola ainda não conseguiu integrar todas as mudanças da sociedade com a rápida evolução das tecnologias, sendo necessário para uma aproximação dos jovens inseridos nessa evolução tecnológica. Ao educador exige-se um esforço para a readaptação, o papel desse educador deverá ser ativo e responsável no enquadramento pedagógico das tecnologias, para que possa tornar-se um meio de renovação do ensino e não apenas um mero reforço de práticas tradicionais. Nesse contexto e com o objetivo de conhecer os aplicativos para a Educação Matemática e o crescimento de sua oferta para incentivar sua adoção na educação, esse artigo apresenta o levantamento e identificação dos aplicativos educacionais livres para uso em dispositivos móveis em repositórios livres, tais como: Free and Open Source Software - FOSS® e Google Play®. Os dados referentes aos aplicativos coletados foram sistematizados, categorizados, catalogados e apresentados a partir dos níveis de ensino aos quais os aplicativos são indicados, as áreas de conhecimento que contemplam e as possibilidades didáticas que estes apresentam para a aprendizagem móvel a partir da criação de novos contextos de aprendizagem na Educação Matemática.

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Publicado

2017-11-10