ENSINO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): ABORDAGENS DAS PUBLICAÇÕES NOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS
Resumo
Neste trabalho apresentamos os resultados de uma revisão de literatura referente ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Matemática, dada a relevância do uso de suas ferramentas na Educação. Foram consultados 20 periódicos científicos online, de acesso livre, no período de 1995 a 2017, da área de educação e/ou ensino de Matemática e os trabalhos foram identificados e selecionados pela presença da palavra-chave “tecnologia” (com referência às TIC), nos títulos e resumos das obras. Dentre todos os artigos publicados, selecionamos 22 trabalhos, que relacionavam-se a área de Matemática. Dada sua diversidade os classificamos em três áreas: estudos teóricos sobre TIC no ensino; atividades de ensino com TIC; atividades de formação inicial e continuada de professores para o uso de TIC. Verificamos que 50% dos trabalhos selecionados compreendem estudos teóricos sobre o uso de TIC; 27% dos trabalhos tratam de atividades de ensino utilizando os recursos das TIC e foram desenvolvidas com estudantes de todos os níveis de ensino e 23% abordam a temática formação inicial e continuada de professores. Além desses assuntos, os trabalhos apresentaram o relato de uso de algumas metodologias de ensino como: modelagem Matemática, resolução de problemas, engenharia didática, entre outras. Diversos foram os conteúdos de Matemática abordados nos trabalhos. Os professores procuravam utilizar as TIC para potencializar a aprendizagem dos mesmos. Conclui-se que há uma diversidade de pesquisas sobre essa temática e que muito ainda pode ser feito acerca do uso de TIC no ensino de Matemática.Downloads
Publicado
2017-11-10
Edição
Seção
Artigos (temáticas livres)