A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK E DO WHATSAPP COMO FERRAMENTAS ALTERNATIVAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM

Cíntia Moralles Camillo, Liziany Muller Medeiros

Resumo


A rede social Facebook e o WhatsApp possibilitam inúmeras oportunidades para o setor educacional, facilitando a comunicação, a criação de comunidades de aprendizado, interação entre educadores e educandos, com diferentes possibilidades de tempo e espaço. O objetivo deste artigo é analisar como as redes sociais podem complementar o aprendizado dentro e fora da sala de aula, apresentando seus benefícios, as barreiras para sua implantação e apresentando uma proposta de implantação da rede social Facebook e WhatsApp como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem. Com o propósito de verificar o uso dessas ferramentas e as implicações das mesmas no ensino e na aprendizagem dos adolescentes e jovens aplicou-se um questionário a 104 educadores. Verificou-se a unanimidade quanto ao acesso à internet, onde os educadores a utilizam para busca e uso de softwares educativos, games digitais e trabalhos com vídeos. Porém quando investigado o uso do Facebook e do WhatsApp como ferramentas de ensino o resultado foi surpreendente, visto que a grande maioria dos educadores não utilizam tais métodos. Neste contexto, mesmo grande parte dos educadores da pesquisa não utilizarem tais ferramentas, acredita-se que as redes sociais são incentivadoras para que as pessoas busquem os conteúdos que desejam e façam desses ambientes repositórios de objetos de aprendizagem, salas de intensa interação e troca conhecimentos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Redin - Revista Educacional Interdisciplinar