A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADO PELAS FUNCIONALIDADES DA REDE SOCIAL EDMODO

Fábio dos Santos Coradini

Resumo


As tecnologias aplicadas à educação promovem constantemente diversas discussões referentes à utilização dos elementos midiáticos na combinação com o processo de ensino e aprendizagem. Este estudo visa realçar a temática da relação educação e tecnologia, sob uma vertente específica: a utilização da rede social Edmodo como espaço virtual extensível a sala de aula presencial, buscando a promoção de novos processos de diálogo e aprendizagem colaborativa decorrentes da usabilidade tecnológica, destacando os conceitos do ensino híbrido. A partir dessa ótica, é necessário ter clareza no que concerne significativamente a formação de professores perante as novas tecnologias digitais. A preocupação em conceber capacitação e aprimoramento para os educadores é uma tarefa árdua perante as políticas públicas de promoção as inovações educacionais, porém faz-se necessário que as instituições de ensino tenham esta preocupação em suas bases curriculares. Desta forma, o estudo demonstra que o ensino híbrido além de promover a integração do conteúdo tradicional com o interativo, mediado por uma plataforma online, também evidencia o grande desafio para nossas escolas, em aliar a formação continuada dos professores com o uso correto das mídias digitais aplicadas rotineiramente no exercício pedagógico em sala de aula.

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Redin - Revista Educacional Interdisciplinar