A ERA DIGITAL INVADE AS ESCOLAS: UM BREVE PERCURSSO HISTÓRICO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Resumo
A sociedade contemporânea vive constantemente conectada a dispositivos informatizados, o que exige estudo e entendimento da atuação destes instrumentos no meio educacional. Entre as novas tecnologias, uma das mais significativas, senão a mais expressiva é o computador, dispositivo que vem conquistando espaço na produção de conhecimento e informação. O artigo aponta algumas considerações sobre a educação e tecnologia e, mais precisamente, apresenta fragmentos do processo histórico de como à informática vem sendo inserida dentro das unidades escolares da rede básica de ensino. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada a partir de diversas fontes documentais, muitas delas, do acervo digital da Revista Veja e arquivos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo). Os resultados revelam a construção de diversas políticas públicas e a execução de projetos governamentais que, mesmo sendo muito bem articulados, se comprometem por uma série de questões, entre elas, a mais recorrente: falta de formação de professores.Downloads
Publicado
2017-11-10
Edição
Seção
Artigos (temáticas livres)