A TRANSIÇÃO DOS ANOS INICIAIS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR DOS ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA FREI DAMIÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

Djeovana da Silva Raulino, Priscila Cani Vieira

Resumo


O presente artigo traz uma discussão diante da transição do Ensino Fundamental 1 (5º ano/ 4º série) para o Ensino Fundamental 2 (6º ano/ 5º série) através do olhar do aluno do 6º ano da Escola Básica Frei Damião, no qual foi realizado um questionário, que visa compreender e minimizar os efeitos desta mudança. A Escola Básica Frei Damião, está situada no município de Palhoça, e oferece Ensino Fundamental, que este é dividido em duas fases: Anos Iniciais, que vão do 1º ao 5º ano; e Anos Finais, que trabalham de 6º ao 9º ano. A escola está situada em um bairro de grande vulnerabilidade social do município de Palhoça, e no 6º ano é onde temos uma maior evasão escolar e repetência. Para isso, constatamos quais são as frustrações e insatisfações com essa nova etapa de ensino. Para que possamos avançar nesse sentido, é de suma importância conhecer o que se passa na vida escolar do educando para que possamos propor alternativas de transições pedagógicas. Pensando nessas alternativas, buscamos as tecnologias da informação como uma ferramenta que auxilia o aluno em um maior aproveitamento das aulas, já que nossos alunos vivem em um tempo tecnológico e com as TIC’s é possível tornar o ensino mais lúdico.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Redin - Revista Educacional Interdisciplinar