Curadoria pedagógica de astronomia para aulas de ciências

Autores

  • Franciny da Silva Santos Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Giseli Lucas Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Verônica Machado de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Mariella Berger Andrade Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Resumo

Considerando a necessidade de materiais de qualidade, que não apresentem erros de divulgação científica e diante da grande quantidade desses recursos disponíveis na internet, muitas vezes criados por pessoas não especializadas, faz-se necessária uma curadoria. De forma a contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem no contexto das aulas de Ciências, objetivou-se neste trabalho apresentar como foi realizada a curadoria pedagógica para aulas de Ciências voltada para os conteúdos de astronomia da turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, contemplando as competências e habilidades inseridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como sua validação por pares. A curadoria pedagógica foi realizada seguindo as etapas descritas por Merlo Vega (2014). Durante o processo de curadoria encontramos diversos materiais, sendo selecionados quatro filmes/documentários/séries, quatro locais para visitação no Estado do Espírito Santo, três podcast e seis aplicativos. Os materiais foram apresentados e validados pelos participantes da pesquisa, que consideraram a curadoria pedagógica dos materiais de astronomia para o 9º ano do Ensino Fundamental II relevante para o Ensino de Ciências, contribuindo ao agregar informações e recursos confiáveis à prática docente em Ciências da Natureza.

Palavras-chaves: Ensino de Ciências; Curadoria educacional; Universo; Espaços não formais; Ciências da Natureza.

Biografia do Autor

Franciny da Silva Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES).

Giseli Lucas, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES)

Verônica Machado de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES).

Mariella Berger Andrade, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Doutora em Ciências da Educação pelo Centro Universitário do Norte (UniNorte) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.1998.

CORREIA, Ana-Paula. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista Docência e Cibercultura, v. 2, n. 3, p. 14-32, 2018.

CORTELLA, Mário Sergio; DIMENSTEIN, Gilberto. A era da curadoria: o que importa é saber o que importa. Educação e formação de pessoas em tempos velozes). Campinas, SP: Papirus, v. 7, 2015.

DESCHAINE, Mark E.; SHARMA, Sue Ann. Os cinco Cs da curadoria digital: apoiando o ensino e a aprendizagem do século XXI. InSight: Um jornal de ensino acadêmico, v. 10, p. 19-24, 2015.

FRATA, R. B. M. Hipertexto: uma mudança de paradigma na construção do Material Didático Mediacional. Educação a Distância, Batatais, v. 7, n. 2, p. 65-79, jul/ dez, 2017.

HOFSTAETTER, Andrea. Possibilidade e experiências de criação de material didático para o ensino de Artes Visuais. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 24º, p. 607-622, 2015.

LANGHI, R. NARDI, R. Justificativas para o ensino de Astronomia: o que dizem os pesquisadores brasileiros? Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Vol. 14, n. 3, p. 41-59, 2014.

MARTINS, Mirian Celeste et al. Curadoria educativa: inventando conversas. Reflexão e Ação, v. 14, n. 1, p. 9-27, 2006.

MERLO VEGA, José A. La biblioteca como community manager y content curator (1/2): el ciclo de la gestión de comunidades y contenidos. Biblioblog, Universidade de Salamanca, Espanha, mar/abr, 2014. Disponível em: https://biblioblog.org/2014/03/22/biblioteca-comunidades-contenidos/. Acesso em: 21 out. 2022.

RODRIGUES, M. A. Os planetas do sistema solar em livros didáticos de Ciências da quinta série do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, 2(2), p. 1-10, 2007.

SANTOS, J. E. dos. Curadoria de materiais digitais por professores do Ensino Médio: um recorte do cenário educacional brasileiro durante o ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19 (Dissertação de mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. 2021.

TEZZA, C. Material didático – um depoimento. Educar em Revista, Curitiba, n. 20, p. 35-42, dez, 2002. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2096. Acesso em: 22 out. 2022.

VERDET, J. P. Uma história da astronomia. Tradução: Fernando Py. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1991.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)