Curadoria pedagógica de astronomia para aulas de ciências
Resumo
Considerando a necessidade de materiais de qualidade, que não apresentem erros de divulgação científica e diante da grande quantidade desses recursos disponíveis na internet, muitas vezes criados por pessoas não especializadas, faz-se necessária uma curadoria. De forma a contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem no contexto das aulas de Ciências, objetivou-se neste trabalho apresentar como foi realizada a curadoria pedagógica para aulas de Ciências voltada para os conteúdos de astronomia da turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, contemplando as competências e habilidades inseridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como sua validação por pares. A curadoria pedagógica foi realizada seguindo as etapas descritas por Merlo Vega (2014). Durante o processo de curadoria encontramos diversos materiais, sendo selecionados quatro filmes/documentários/séries, quatro locais para visitação no Estado do Espírito Santo, três podcast e seis aplicativos. Os materiais foram apresentados e validados pelos participantes da pesquisa, que consideraram a curadoria pedagógica dos materiais de astronomia para o 9º ano do Ensino Fundamental II relevante para o Ensino de Ciências, contribuindo ao agregar informações e recursos confiáveis à prática docente em Ciências da Natureza.
Palavras-chaves: Ensino de Ciências; Curadoria educacional; Universo; Espaços não formais; Ciências da Natureza.
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