Resenha: Epistemologia da interdisciplinaridade e política em espaço não formal de educação

Autores

Resumo

O livro Sala de Reforço Escolar – Reflexões e Práticas para a Esperança, de Adriana Kairos, publicado pela Editora Nua, discute a pedagogia em espaço educacional não formal, através de um curso no Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. O curso é um projeto de reforço escolar chamado Akairos Curso. Ao longo de dez anos, a educadora popular, poetiza e escritora Adriana dos Santos da Silva (que usa o pseudônimo Adriana Kairos), graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduada em Psicopedagogia (UniAméricas), manteve o curso com ajuda de colaboradores que auxiliavam o curso solidariamente, financeiramente com educadores trabalhadores, em espaço de favela. São relatos de prática, discussões teóricas e evidências sobre a educação na favela.

Biografia do Autor

Fabiano Cabral de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha como colaborador de História para o Museu Virtual Rio Memórias, e pesquisa desigualdades educacionais no Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais (LaPOpE) da UFRJ. Monitor de disciplina de Antropologia na Educação na Faculdade de Educação da UFRJ. Coordena a Unidade do Pré-Vestibular do Movimento Nacional de Educação Popular Esperança García na Ilha do Governador no Rio de Janeiro.

Referências

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

LIPSKY, M. Burocracia em nível de rua: dilemas do indivíduo nos serviços públicos. Brasília: ENAP, 2019.

KAIROS, A. Sala de Reforço Escolar: reflexões e práticas para a esperança. Editora NUA, 2022.

KOSLINSKI, M.; BARTHOLO, T. A pandemia e as desigualdades de oportunidades de aprendizagem na educação infantil. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, 2021.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Global Editora, 1988.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora UnB, 1999.

Downloads

Publicado

2023-12-29