Educação inclusiva no Brasil

arranjos institucionais e capacidades

Autores

  • Erika Neder Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

Este estudo investiga a implementação da educação inclusiva no contexto brasileiro, adotando a abordagem teórica das capacidades proposta por Martha Nussbaum (2020). Inicialmente, será explorado o conceito de educação inclusiva, acompanhado por uma análise histórica de sua evolução no Brasil e uma avaliação dos obstáculos que impactam sua efetiva concretização. A seguir, será apresentado o arcabouço central da teoria das capacidades de Nussbaum, permitindo uma análise crítica de sua aplicabilidade para fortalecer a educação inclusiva no país. Adicionalmente, serão examinados os arranjos institucionais necessários para a viabilização da educação inclusiva, compreendendo políticas públicas e práticas educacionais que fomentam a realização plena das capacidades individuais de todos os alunos, independentemente de suas particularidades e necessidades. Essa abordagem não somente ilumina a importância de promover uma educação inclusiva, mas também oferece insights concretos sobre como direcionar esforços para a construção de um sistema educacional mais equitativo e abrangente.

Biografia do Autor

Erika Neder, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Direito pela UFJF.

Referências

NUSSBAUM, Martha C. Fronteiras da Justiça: Deficiência, Nacionalidade, Pertencimento à Espécie. Editora WMF Martins Fontes, 2020.

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Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos