Práticas pedagógicas com estudantes autistas

percepções de acadêmicos do curso de Pedagogia

Autores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar como os acadêmicos de Pedagogia percebem as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula com estudantes com o Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de 14 acadêmicos do curso de Pedagogia, de uma universidade pública localizada no Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Como referencial teórico, adotamos a Teoria das Representações Sociais. Os resultados da pesquisa revelaram que as dificuldades apresentadas pelos participantes estão vinculadas à falta de conhecimento teórico-metodológico, resultando na ausência de elaboração de atividades adequadas e na não sistematização, o que impede que as práticas pedagógicas supram as necessidades que as crianças apresentam no processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que é preciso que haja investimento na formação inicial e continuada dos professores, a fim de que possam receber os subsídios teórico-metodológicos necessários para a compreensão das singularidades dos alunos com Transtorno do Espectro Autista e, consequentemente, consigam desenvolver um trabalho pedagógico alicerçado em bases teóricas sólidas.

Biografia do Autor

Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Taynan Alécio da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Jhonatan Phelipe Peixoto, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações Sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista múltiplas leituras, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008.

ALVES, Maria Alina Gusmão. Educação inclusiva e formação de professores: o brincar como intervenção nos transtornos do espectro do autismo. 2016. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente) – Fundação Oswaldo Aranha/Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2016.

APA. Associação de Psiquiatria Americana. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V). 5. ed. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

COSTA, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa; ZANATA, Eliana Marques; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. A Educação Infantil com foco na inclusão de alunos com TEA. Pesquiseduca, Santos, v. 10, n. 21, p. 294-313, maio/ago. 2018.

CRESWELL, John Ward. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre, RS: Penso, 2014.

CRESWEL, John Ward. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2021.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

GAIATO, Mayra; TEIXEIRA, Gustavo. O reizinho autista: guia para lidar com comportamentos difíceis. São Paulo: nVersos, 2018.

JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Tradução: Pedrinho Guareschi. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MAINARDES, Jefferson. Metapesquisa no campo da política educacional: elementos conceituais metodológicos. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 303-319, nov./dez. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; COSTA, António Pedro. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 40, p. 139-153, 2018.

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? 1. ed. São Paulo: Summus, 2015.

NUNES, Débora Regina de Paula. Comunicação alternativa e ampliada para pessoas com autismo. In: SCHMIDT, Carlo (org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade. 1. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 145-164.

OLIVEIRA, Lucilia Vernaschi de. Leitura e escrita: representações sociais de professores, estudantes, pedagogas e diretoras da educação básica. 2019. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.

PIECZARKA, Thiciane; VALDIVIESO, Thiago Veiga. Vínculo afetivo, aprendizagem e autismo: reflexões sobre a relação professor-aluno. Revista Cógnito, Curitiba, v. 3, p. 59-77, 2021.

RODRIGUES, Sonia Maria. A construção de práticas pedagógicas inclusivas em uma escola pública de Belo Horizonte. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2013.

ROSA, Fernanda de Carvalho Polonio. A alfabetização de pessoas com transtorno do espectro autista não verbais. 2022. 145 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2022.

SANCHES, Patrícia Aparecida Squarça; ARRUDA, Aparecida Luvizotto Medina Martins. Educação Especial: inclusão que gera a exclusão. Revista Eletrônica Saberes da Educação, Brasília, v. 5, p. 1-28, 2014.

SANCHES-CANEVESI, Fernanda Cristina. Representações sociais e educação ambiental: uma análise em cursos de Secretariado Executivo de Universidades Públicas do Paraná. 2021. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.

SOUZA, Sharmilla Tassiana de. Representações sociais de acadêmicos do curso de Pedagogia sobre o Transtorno do Espectro Autista. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023.

SOUZA, Sharmilla Tassiana de; YAEGASHI, Solange Franci Raimundo; CALEGARI-FALCO, Aparecida Meire; CEZÁRIO Emanuelle Tótoli de Oliveira. O Transtorno do Espectro Autista e as representações sociais de professores: uma revisão de literatura em produções acadêmicas brasileiras. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 20, p. 113-127, 2023.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos