A EXPERIÊNCIA DA TUTORIA PRESENCIAL EM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE OFERECIDOS A DISTÂNCIA

Leonardo Rocha de Almeida

Resumo


Temos visto nos últimos anos o crescimento da oferta de cursos a distância para a formação continuada docente. Trabalhei como tutor em alguns cursos de formação continuada, e neste trabalho escolhi a experiência como tutor presencial em um curso de aperfeiçoamento oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que era voltado para a discussão da implementação do trabalho sobre história e cultura Afrobrasileira e Africana nas escolas da rede pública. O curso organizado em módulos, contava com um fórum de interação e uma atividade prática a ser realizada pelos cursistas em uma escola pública parceira, tendo em vista que a maioria dos cursistas era professor da rede pública (Municipal, Estadual ou Federal). O trabalho como tutor presencial consistia inicialmente em atividades administrativas, como contato telefônico com alunos que estavam muito tempo sem realizar loggin no ambiente virtual, organização das listas de presença e aulas presenciais no polo de apoio que ficava localizado na região metropolitana de Porto Alegre. As interações com os cursistas foram constantes principalmente para auxiliar nas atividades práticas, pois eu já havia realizado o curso em outra edição, além de um movimento de aproximação para que eles percebessem que não estavam sozinhos durante o tempo do curso. A partir disso, foi possível notar o expressivo número de concluintes e o relato dos alunos da importância do trabalho de tutoria presencial de acolhimento durante o curso.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Redin - Revista Educacional Interdisciplinar