Saúde global nos programas de pós-graduação em enfermagem no Brasil

desafios contemporâneos

Autores

Resumo

O estudo buscou identificar e analisar a presença do tema da saúde global em atividades acadêmicas de Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil, na atualidade. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, de abordagem mista, em que os dados foram coletados nos sites dos programas e analisados a partir de inferências sustentadas por referencial teórico pertinente ao tema. Dos 79 programas avaliados pela área da Enfermagem, apenas oito oferecem disciplinas que abordam a temática da saúde global. Os temas tratados nas onze disciplinas pesquisadas se relacionam a políticas públicas e práticas ou cuidados de Enfermagem; duas delas são voltadas aos países lusófonos, cinco a países da América Latina (ou regiões de fronteira) e apenas uma se dedica ao tema da pandemia. Apesar da importância da temática, sobretudo em decorrência da pandemia de covid-19, a saúde global ainda não recebeu o devido destaque no âmbito da pós-graduação em Enfermagem. Os resultados apresentados indicam a necessidade do fortalecimento do tema da saúde global para a Enfermagem brasileira.

Palavras-chaves: Saúde global; Enfermagem; Pesquisa em enfermagem; Educação em saúde; Pós-graduação em enfermagem.

Biografia do Autor

Priscila Tadei Nakata Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do  Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernanda Carlise Mattioni, Grupo Hospitalar Conceição

Doutora em Enfermagem pelaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeira do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição

Michele Neves Meneses, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Rosana Maffacciolli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Bruna dos Passos Gimenes, Universidade do Vale do Rio Sinos (UNISINOS)

Residente de Enfermagem com ênfase em Saúde Mental na Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS)

José Gabriel Ferroni Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando em Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica (IC).

Liliane Spencer Bittencourt Brochier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduanda em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Iniciação Científica (IC).

Camilo Darsie, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Pós-doutorado em Educação e Saúde Coletiva. Doutor em Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e docente do curso de Medicina na mesma universidade.

Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada daEscola de Enfermagem da UFRGS. 

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)