Recursos multimídia na educação sob o enfoque da teoria cognitiva de aprendizagem de Richard Mayer

Autores

  • Luís Antônio Licks Missel Machado Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)
  • Teresinha Letícia da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Dúlcio Joaquim Antonio Timóteo Universidade Eduardo Mondlane (UEM)
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo apresenta a Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia (TCAM) proposta por Richard Mayer e a sua aplicação para orientar a produção ou seleção de recursos multimídia pelos professores em suas práticas pedagógicas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 98 professores de escolas públicas e privadas, que atuam em diferentes níveis de ensino, com o objetivo de identificar os critérios utilizados para selecionar ou produzir multimídia educacional, ferramentas usadas para o desenvolvimento e principais dificuldades elencadas neste processo. Os resultados indicaram que a maioria dos professores utiliza recursos multimídia em suas aulas, e que eles consideram esses recursos importantes para o processo de ensino e aprendizagem, porém a produção de multimídia educacional ainda é incipiente, envolvendo predominantemente a preparação de apresentações com slides e vídeos. Muitos professores enfrentam dificuldades no uso e produção desses recursos e na sua integração com os conteúdos abordados em sala de aula. O artigo conclui que a TCAM pode ser uma abordagem útil para orientar na produção e utilização de recursos multimídia em aulas, e que é necessário oferecer suporte e capacitação aos professores para que possam fazer uso efetivo desses recursos.

Palavras-chaves: Multimídia Educacional; Ferramentas de Autoria; Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia.

Biografia do Autor

Luís Antônio Licks Missel Machado, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutorando em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre em Economia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor de Economia, Direito Financeiro, Direito Tributário e de Instituições de Direito Público e Privado nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), onde também leciona na Especialização em Direito Público: Direito Administrativo e Constitucional Contemporâneo. Também é professor-convidado de Planejamento Tributário na Pós-graduação do SESCON/RS.

 

Teresinha Letícia da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Frederico Westphalen (UFSM). 

Dúlcio Joaquim Antonio Timóteo, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Mestre em Física pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM/Moçambique). Professor da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e do Ministério de Educacao e Desenvolvimento Humano de Mocambique.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Engenharia Elétrica e Sistema Digitais pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). É bolsista de Profutividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)