AS TICS E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA COLABORATIVA, FACILITADORA, TRANSGRESSIVA USANDO A PLATAFORMA ONLINE EDMODO

Autores

  • Maria Aparecida Viegas de Melo Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente estudo tem como proposta elaborar atividades de língua inglesa usando as ferramentas digitais no espaço virtual de aprendizagem da plataforma online Edmodo. Foram desenvolvidas algumas atividades de leitura e escrita destinadas ao ensino aprendizagem de língua inglesa para serem realizadas neste espaço online, onde o sujeito aluno desenvolverá colaborativamente, tendo como foco nestas atividades despertar no aluno através da motivação em trabalhar com ferramentas online uma reflexão e um posicionamento crítico, transformador. No Edmodo, uma plataforma interativa dinâmica, de fácil acesso, alunos e professores podem compartilhar informações e conhecimentos de forma colaborativa. Os alunos são organizados de uma maneira não linear formando um todo ancorado em um processo de interação significativa. Assim, acreditamos que o professor possa desenvolver um trabalho propondo atividades on-line em ambientes virtuais colaborativos integrando aspectos cognitivos, presença social e de ensino, a fim de estabelecer contextos online participativos e democráticos, pensando em ambientes de sala de aula que vão além dos bancos escolares, atingindo outras áreas, proporcionando aos alunos uma aprendizagem investigativa, transformadora, transgressora e flexível, que ultrapasse as barreiras da sala de aula presencial e online.

Downloads

Publicado

2015-11-17