Percepções discentes na pós-graduação em educação na pandemia
desigualdades raciais e de gênero
Resumo
O estudo visou identificar as percepções de discentes sobre o ensino remoto em dois cursos de pós-graduação da área de educação, durante o primeiro semestre de 2020, período de restrições decorrentes da pandemia do Covid-19 e os desafios, limites e a potencialidade desse tipo de ensino. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário disponibilizado por meio do Google Forms, que tratou de captar: a) a caracterização do discente; b) adesão ao isolamento; c) infraestrutura da residência; d) os problemas e dificuldades, com destaque para a saúde mental e/ou emocional; e e) aspectos positivos e propostas de aprimoramento. Enviado a 86 alunos, o instrumento de pesquisa teve a adesão de 65%, alcançando uma amostra de 56 estudantes. Concluiu-se que os alunos tiveram acesso à internet, mas 50% encontraram problema com alguns dos softwares utilizados nas disciplinas. Outros limitadores foram a falta de equipamento; acesso limitado à internet; compartilhamento de equipamento com membros da família. Nessas situações, as mulheres e os negros (autodeclarados pretos e pardos) afirmaram, com mais frequência, alterações ‘negativas’ em seus estados emocionais durante a pandemia.
Palavras-chaves: Coronavírus. Pós-graduação; Ensino remoto; Percepção discente.
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