Percepções discentes na pós-graduação em educação na pandemia

desigualdades raciais e de gênero

Autores

Resumo

O estudo visou identificar as percepções de discentes sobre o ensino remoto em dois cursos de pós-graduação da área de educação, durante o primeiro semestre de 2020, período de restrições decorrentes da pandemia do Covid-19 e os desafios, limites e a potencialidade desse tipo de ensino. Para a coleta de dados, foi elaborado um questionário disponibilizado por meio do Google Forms, que tratou de captar: a) a caracterização do discente; b) adesão ao isolamento; c) infraestrutura da residência; d) os problemas e dificuldades, com destaque para a saúde mental e/ou emocional; e e) aspectos positivos e propostas de aprimoramento. Enviado a 86 alunos, o instrumento de pesquisa teve a adesão de 65%, alcançando uma amostra de 56 estudantes. Concluiu-se que os alunos tiveram acesso à internet, mas 50% encontraram problema com alguns dos softwares utilizados nas disciplinas. Outros limitadores foram a falta de equipamento; acesso limitado à internet; compartilhamento de equipamento com membros da família. Nessas situações, as mulheres e os negros (autodeclarados pretos e pardos) afirmaram, com mais frequência, alterações ‘negativas’ em seus estados emocionais durante a pandemia.

Palavras-chaves: Coronavírus. Pós-graduação; Ensino remoto; Percepção discente.

Biografia do Autor

Alexsandro do Nascimento Santos, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) / Escola do Parlamento Paulistano

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Diretor-presidente da Escola do Parlamento Paulistano. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Membro do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (JUS). Mestra e Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP).

Rafael Lima Medeiros Ferreira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) / Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutorando em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) com bolsa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Prosup-Capes). Bibliotecário-documentalista na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Vanda Mendes Ribeiro, Universidade de São Paulo (USP)

Membro do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (JUS). Pesquisadora em políticas educacionais.  Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com período sanduíche na Universidade de Genebra/Suíça.

Simone da Silva Rodrigues, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Mestra em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)