Educação ambiental: contribuições do ensino superior no desenvolvimento regional sustentável do Vale do Mamanguape/PB

Autores

Resumo

A problemática ambiental que gira em torno do desenvolvimento sustentável vem se constituindo como uma das preocupações da sociedade contemporânea. As universidades, neste contexto, têm importante papel na formação do ser humano conhecedor e modificador da realidade, baseado nos princípios da sustentabilidade e da educação ambiental. Este trabalho apresenta contribuições do ensino superior, em especial das universidades públicas, no estado da Paraíba, para o desenvolvimento regional sustentável do Vale do Mamanguape, discutindo a importância da educação ambiental, observando o papel das instituições como disseminadoras e formadores de sujeitos conscientes e atuantes no processo de desenvolvimento social e ambiental, bem como as contribuições da universidade no desenvolvimento local diante. Observa-se que as universidades mostram interesse e ressaltam a importância de conhecer, entender e preservar a fauna e a flora da região, bem como explorar potencialidades. Como apresentado na literatura, desenvolvimento é um processo e a sustentabilidade é um fim que se pretende chegar, assim cabe dizer que o desenvolvimento sustentável é de todas as pessoas, por todas as pessoas e para todas as pessoas.

Biografia do Autor

Ary Gustavo Silva Cesar, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestrando em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UTFPR), Campus Pato Branco. Especialista em Ciências Ambiental e Tecnólogo em Gestão Ambiental.

João Victor Fernandes da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Miguel Ângelo Perondi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pesquisador visitante do Institute of Development Studies (IDS) da University of Sussex (UK). Pós-doutor pelo Department of Economics na University of California. 

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio sanduíche no Laboratório de Informática de Grenoble (França). Atualmente é professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco, vinculado ao Departamento Acadêmico de Informática e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Coordenador do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na UTFPR.

Referências

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Publicado

2022-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Meio ambiente, natureza, comunicação e educação