Biodigestor caseiro: proposta interdisciplinar para o ensino de Ciências através de oficinas pedagógicas numa escola em zona rural

Autores

  • Diego Coêlho Leite Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
  • Ellen Patrícia Marques do Carmo Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido numa escola municipal de Ensino Fundamental, localizada na zona rural do município de Cametá, no Pará, com as turmas do 7° e 8° anos. Teve como objetivo realizar oficinas pedagógicas voltadas para questões ambientais, a partir da construção do biodigestor caseiro nas aulas de Ciências, reforçando seu papel como tecnologia alternativa e interdisciplinar que contribui com uma nova visão acerca da realidade ambiental do local. Os dados foram coletados através de questionários, onde buscou-se estabelecer um parâmetro inicial acerca da compreensão de alunos e professor sobre a temática. Os resultados destacam a aceitação, o interesse dos discentes acerca da atividade realizada e a preocupação com impactos ambientais na localidade.

Biografia do Autor

Diego Coêlho Leite, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Mestre em Ciências e Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). É professor de Química no EBTT do IFPA/Cametá.

Ellen Patrícia Marques do Carmo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF/UFPA). Especialista em Biodiversidade Amazônica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2020).

Referências

AMARO, Ana; PÓVOA, Andreia; MACEDO, Lúcia. A arte de fazer questionários. Porto, Portugal: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 2005.

BENGTSSON, Simon et al. Acidogenic fermentation of industrial wastewaters: Effects of chemostat retention time and pH on volatile fatty acids production. Biochemical Engineering Journal, 40:492, 2008.

BENTO, Ana Laura. et al. Sistema de gestão ambiental para resíduos sólidos orgânicos. 2013, 19f. Relatório – Universidade Federal de Alfenas, Alfenas.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ciências Naturais. Brasília: Mec/Sef, v. 4,1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf. Acesso em: 10 abril 2019.

CRISÓSTIMO, Ana Lúcia. Resíduos Sólidos e Responsabilidade Social: Formação De Educadores Ambientais. Revista Conexão, v. 7, n. 1, p. 88–95, 2011.

DE MORAIS, Josmaria Lopes. Tratamento de chorume de aterro sanitário por fotocatálise heterogênea integrada a processo biológico convencional. Química Nova, v. 29, n. 1, p. 20, 2006.

DO CARMO, Ellen Patricia Marques. Oficinas pedagógicas: estratégias para o ensino de educação ambiental em Cametá-PA. Ciências em Foco, v. 12, n. 1, 2019.

GASPAR, Rita Maria Bedran Leme. Utilização de biodigestores em pequenas e médias propriedades rurais com ênfase na agregação de valor: um estudo de caso na região de Toledo – PR. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

JACOBI, Pedro Roberto; BESEN, Gina Rizpah. Gestão de resíduos sólidos em São Paulo: desafios da sustentabilidade. Estudos avançados, v. 25, n. 71, p. 135-158, 2011.

KUNZ, Airton. Impactos sobre a disposição inadequada de dejetos animais sobre a qualidade das águas superficial e subterrâneas. Simpósio Nacional Sobre Uso da Água na Agricultura, v. 2, p. 1-6, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia científica. - 7. ed.- [2. Reimp.]. São Paulo: Atlas, 2018.

LOMASSO, Alexandre Lourenço et al. Benefícios e desafios na implementação da reciclagem: um estudo de caso no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Revista Pensar Gestão e Administração, v. 3, n. 2, p. 1-20, 2015.

MARCATTO, Celso. Educação ambiental: conceitos e principios. 2002.

MATA-ALVAREZ, Joan et al. Anaerobic digestion of organic solid wastes. An overview of research achievements and perspectives. Bioresource tecnology, v. 74, n. 1, p. 3-16, 2000.

METZ, Hugo Leonardo. Construção de um biodigestor caseiro para demonstração de produção de biogás e biofertilizante em escolas situadas em meios urbanos. Departamento de Engenharia Rural, 2013.

MUCELIN, Carlos Alberto; BELLINI, Marta. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & natureza, v. 20, n. 1, p. 111-124, 2008.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, p. 77–88, 2009.

RICHTER, Leonice Terezinha. A importância da conscientização e da coleta seletiva no município de Palmitos-SC. 2014.

ROVERSI, Clério André. Destinação dos resíduos sólidos no meio rural. 2014.

SOUZA, Valdeci Alexandre. Oficinas pedagógicas como estratégia de ensino: uma visão dos futuros professors de ciências naturais. 2016.

THEMELIS, Nickolas; ULLOA, Priscilla. Methane generation in landfills. Renewable Energy, v. 32 n. 7, p. 1243-1257, 2007.

ZEIKUS, J.G. Chemical and fuel production by anaerobic bacteria. Annual Review of Microbiology, v.34, n. 1, p.423-464, 1980.

Publicado

2022-12-15 — Atualizado em 2023-01-11

Versões

Edição

Seção

Dossiê - Meio ambiente, natureza, comunicação e educação