O uso de um jogo digital na significação da aprendizagem no sertão central do Ceará

Autores

  • José Geovane Pinheiro e Silva Universidade Estadual do Ceará - Universidade Aberta do Brasil
  • Sandro Olímpio Silva Vasconcelos Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Normandia de Farias Mesquita Medeiros Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Emmanuel Silva Marinho Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos

Resumo

As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) são, hoje, grandes aliadas da Educação, principalmente devido a seu público de nativos digitais. Dentre essas tecnologias estão os jogos eletrônicos que, por intermédio da gamificação, desenvolvem processos cognitivos de aproximação, em especial simbólicos, do conhecimento para as informações já presentes nos alunos. Ou seja, promovem contribuições ao ensino, dando significado à aprendizagem. Assim sendo, de forma aplicada, desenvolvendo uma homepage através do WordPress para suportar um jogo da memória com informações sobre a tectônica de placas para os alunos de Ensino Médio de uma escola no interior do Ceará, foi possível perceber avanços significativos na obtenção do saber e, até mesmo, no comportamento dos alunos. Em suma, como resultado se entende que a gamificação, nesse viés educacional, desempenhou a função de quebrar barreiras comunicativas e de aprendizagem, contribuindo ainda na relação aluno-professor.

Biografia do Autor

José Geovane Pinheiro e Silva, Universidade Estadual do Ceará - Universidade Aberta do Brasil

Especialização em Tutoria na Educação a Distância e Docência do Ensino Superior pelo Instituto Prominas Serviços Educacuonais (Prominas)

Sandro Olímpio Silva Vasconcelos, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor de Informática na Educação da Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Normandia de Farias Mesquita Medeiros, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação

Emmanuel Silva Marinho, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos

Doutor em Bioquímica pela UFC

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Publicado

2020-12-30