Interação Criança-Robô: um experimento na contação de histórias

Eliane Isadora Faveron Maciel, Carine Geltrudes Webber

Resumo


A robótica educacional é uma área promissora e desafiadora. Um dos seus segmentos de pesquisa trata da Interação Criança-Robô (cIHR), que busca desenvolver tecnologias para inserir robôs sociais em interações educativas com crianças. Estudos relacionados indicam que o uso dos robôs sociais deve crescer à medida que aumenta a compreensão sobre a sua contribuição na interação social e autonomia das crianças. Neste contexto, desenvolveu-se um experimento para avaliar a percepção das crianças em interação com um robô humanoide de pequeno porte na contação de histórias. De modo geral, as crianças se aproximaram do robô ao longo do experimento, interagiram com ele e foram capazes de compreender as histórias. A pesquisa apontou que a idade é um fator que exerce influência na interação com o robô. A partir dos achados de pesquisa, evidencia-se o fato de que os robôs, particularmente os humanóides, podem ser utilizados em tarefas educacionais e sociais. 


Texto completo:

PDF

Referências


BELPAEME, T. et al. Child-Robot Interaction: Perspectives and Challenges. Springer International Publishing, 452–459. 2013.

BELPAEME, T. et al. Social robots for education: A reviewScience Robotics. Science Robotics. 2018.

CAMPOS, F. Robótica Educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. 12 ed. rev. Revista ibero-americana de estudos em educação. 2017.

CARLE, E. The very hungry caterpillar. New York : Putnam & Grosset. 1969.

CARLE, E. Uma lagarta muito comilona. São Paulo: Callis. 2010.

CHARISI, V. et al. Child-Robot Collaborative Problem-Solving and the Importance of Child's Voluntary Interaction: A Developmental Perspective. Frontiers in Robotics and AI. 2020.

CHEN, H.; PARK, H.; BREAZEAL, C. Teaching and learning with children: Impact of reciprocal peer learning with a social robot on children's learning and emotive engagement. Computers & Education. 2020.

CORRÊA, M. Criança, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo, SP : Cengage. 2016.

DEBUS, E. Festaria de Brincança: a leitura literária na Educação Infantil. São Paulo, SP: Paulus.2006.

DELAGUSTIN, G.; WEBBER, C. Interação Criança-Robô na Educação Infantil: Percepções da Comunidade Escolar. Scientia cum Industria. 2020.

EZ-ROBOT (2020). JD Humanoid. Acessado em 1 de novembro de 2020. Disponível em: https://www.ez-robot.com/

HEATH, S. et al. Spatiotemporal Aspects of Engagement during Dialogic Storytelling Child–Robot Interaction. Frontiers in Robotics and AI. 2017.

LIMA, R. et al. Asistranto: An Assistive Educational Platform for Promotion of Interest in Autistic Children. Procedia Computer Science. 2019.

MERTALA, P. Young children’s conceptions of computers, code, and the Internet. International Journal of Child-Computer Interaction. 2019.

SERHOLT, S. Child–Robot Interaction in Education. (Doctoral dissertation, University of Gothenburg). 2017.

SERHOLT, S. Breakdowns in children's interactions with a robotic tutor: A longitudinal study. Computers in Human Behavior. 2018.

SERHOLT, S. et al. Trouble and Repair in Child–Robot Interaction: A Study of Complex Interactions With a Robot Tutee in a Primary School Classroom. Frontiers in Robotics and AI. 2020.

SILVA, A. et al. Diagnostic Robotic Agent in the RoboEduc Environment for Educational Robotics. IEEE Latin American Robotic Symposium. 2008.

VENDRAME, E.; PAULA, M. Histórias que brincam e encantam: O contar histórias na formação docente. Revista Conexão UEPG. 2020.

VIEIRA, D. O que é Storytelling? O guia para você dominar a arte de contar histórias e se tornar um excelente Storyteller. Rock Content. 2019.

WALAN, S.; ENOCHSSON, A.B. The potential of using a combination of storytelling and drama, when teaching young children science. European Early Childhood Education Research Journal. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576