Desafios do Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Claudia Smaniotto Barin Universidade FEderal de Santa Maria
  • Jairo Manzoni Mestrado Acadêmico em EPT - CTISM/UFSM
  • Adriana Zanki Cordenonsi Instituto Federal de Rondônia/PPGEPT
  • Fernando Menegatti IFSul/PPGEPT
  • Tainan Garcia FISMA

Resumo

O Covid-19 colocou o setor educacional em uma situação desafiadora, requerendo que as instituições de ensino, professores e estudantes, fizessem uso dos recursos das tecnologias para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Diante de tal fato nos questionamos, quais os principais desafios decorrentes dessa situação emergencial? Nesse sentido, o presente trabalho consiste de um estudo de campo de caráter descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário disponibilizado eletronicamente, que busca compreender quais as maiores dificuldades e oportunidades encontradas por professores da Educação Profissional e Tecnológica ao mediar a aprendizagem durante o distanciamento social. Com base nos dados coletados podemos inferir que os professores estão em sua maioria sentido-se desafiados, sendo a acessibilidade aos recursos das tecnologias, principalmente por parte dos estudantes, a organização do tempo de trabalho e a adaptação dos recursos educacionais e atividades de estudo as maiores dificuldades encontradas.

Biografia do Autor

Claudia Smaniotto Barin, Universidade FEderal de Santa Maria

Professora Associada do Depto de Química da Universidade Federal de Santa Maria

Jairo Manzoni, Mestrado Acadêmico em EPT - CTISM/UFSM

Graduado em Psicologia.

Adriana Zanki Cordenonsi, Instituto Federal de Rondônia/PPGEPT

Bacharel em Publicidade e Propaganda.
Professor do ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Comunicação Coordenadora do curso Técnico em Cooperativismo concomitante ao ensino médioInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Fernando Menegatti, IFSul/PPGEPT

Possui graduação em Gestão Comercial pela Universidade Anhanguera de Caxias do Sul (2013), Especialização em Estudos de Gramática da Língua Portuguesa pela Universidade de Caxias do Sul (2018), Capacitação em Língua e Escrita para o Vêneto Brasileiro (Talian) no contexto Internacional da Língua Vêneta Moderna pela Universidade Federal de Santa Maria (2018), Capacitação de Vêneto para Venetófonos pela Academia de ła Bona Creansa de Treviso, Itália (2019) e Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria.

Tainan Garcia, FISMA

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Integrada de Santa Maria (2013). Especialização em Formação Pedagógica pelo Centro Universitário Filadélfia (UniFil). Especialização em Psicopedagogia Clínica Institucional pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Docente da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA).

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)