Desafios do Ensino Remoto na Educação Profissional e Tecnológica

Claudia Smaniotto Barin, Jairo Manzoni, Adriana Zanki Cordenonsi, Fernando Menegatti, Tainan Garcia

Resumo


O Covid-19 colocou o setor educacional em uma situação desafiadora, requerendo que as instituições de ensino, professores e estudantes, fizessem uso dos recursos das tecnologias para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. Diante de tal fato nos questionamos, quais os principais desafios decorrentes dessa situação emergencial? Nesse sentido, o presente trabalho consiste de um estudo de campo de caráter descritivo, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário disponibilizado eletronicamente, que busca compreender quais as maiores dificuldades e oportunidades encontradas por professores da Educação Profissional e Tecnológica ao mediar a aprendizagem durante o distanciamento social. Com base nos dados coletados podemos inferir que os professores estão em sua maioria sentido-se desafiados, sendo a acessibilidade aos recursos das tecnologias, principalmente por parte dos estudantes, a organização do tempo de trabalho e a adaptação dos recursos educacionais e atividades de estudo as maiores dificuldades encontradas.


Texto completo:

PDF

Referências


APPENZELLER, Simone et al . Novos Tempos, Novos Desafios: Estratégias para Equidade de Acesso ao Ensino Remoto Emergencial. Rev. Bras. Educ. Med., Brasília, v. 44, n. 1, e155, 2020. Disponível em: . Acesso em 22.nov. 2020.

BELASCO, Angélica Gonçalves Silva; FONSECA, Cassiane Dezoti da. Coronavírus 2020. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 73, n. 2, e2020n2, 2020 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020000200100&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 Nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica: Saiba o que é a EPT e conheça os principais atores que operam na normatização e na oferta desta modalidade educacional. Disponível em: Acesso em 22 de novembro de 2020.

_______. Ministério da Educação. Portaria n. 544 de 16 de junho de 2020 . Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. 2020a. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872 . Acesso em: 10 jul. 2020.Acesso em: 21 Nov. 2020 .

BROOKS, Samantha K. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30460-8/fulltext. Acesso em: 20 nov. 2020.

CRUZ, Roberto Moraes et al . COVID-19: emergência e impactos na saúde e no trabalho. Rev. Psicol., Organ. Trab., Brasília , v. 20, n. 2, p. I-III, jun. 2020 . Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572020000200001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 21 nov. 2020.

DALLABONA, Carlos Alberto; FARINIUK, Tharsila M. D.. EPT no Brasil: histórico, panorama e perspectivas. Poiésis, v. 10, nº especial, p. 46 - 65, 2016. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/3899. Acesso em: 21 de novembro de 2020.

GUSSO, Hélder Lima et al . ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educ. Soc., Campinas , v. 41, e238957, 2020 . Available from . access on 22 Nov. 2020.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MATTEI, L.; HEINEN, V. L. Impactos da Crise da Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro. Revista de Economia Política, v. 40, n. 4, p. 647-668, 2020 https://doi.org/10.1590/0101-31572020-3200 Acesso em 22 de novembro de 2020.

OLIVEIRA, Wanderson Kleber de et al . Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 29, n. 2, e2020044, maio 2020. Disponível em http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742020000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 21 nov. 2020. http://dx.doi.org/10.5123/s1679-49742020000200023.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. No horizonte , v. 9, n. 5, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em 22 nov. 2020.

Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV). Boletim Epidemiológico 2020; (02). https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/07/BE-COE-Coronavirus-n020702.pdf

» https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/07/BE-COE-Coronavirus-n020702.pdf

SOUZA, Katia Reis de et al . Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trab. educ. saúde, v. 19, e00309141, 2021. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462021000100401&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 22 nov. 2020.

VALENTINI, C., B.; SOARES, E. M. S. (Eds.) Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários, 2. ed., Caxias do Sul: EDUCS, p. 211-224, 2010.

WERNECK, L.G.; CARVALHO,S.M. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Caderno de Saúde Pública, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-311X00068820 (Acesso em 22 de nov de 2020).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576