Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto
Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma análise reflexiva acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto, considerando que esse formato de ensino traz consigo desafios aos professores e aos estudantes, ainda mais quando se trata do componente curricular Matemática, o qual é permeado de particularidades. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário online aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola localizada no sul do Rio Grande do Sul; este questionário foi respondido por doze, dos vinte e seis estudantes que compõem essa turma. Os resultados apontam que os estudantes têm acesso à internet e utilizam o celular para a realização das tarefas matemáticas, embora, seis deles, também utilize o notebook. Ademais, a maioria dos estudantes cita não ter encontrado dificuldades para aprender matemática e considera que as videoaulas e webconferências são importantes para a aprendizagem. Inclusive, essa é uma sugestão apontada pelos estudantes para melhorar o ensino remoto. Por fim, é importante refletir sobre o índice de mais de cinquenta por cento dos estudantes da turma, que não participaram das atividades propostas, uma realidade que merece atenção e configura-se como um dos desafios do ensino remoto.
Referências
ARRUDA, E. P. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 25 out. 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 11/2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em 25 out. 2020.
CORTE, A. C. D; LEMKE, C. K. O Estágio Supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22340_11115.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.
FEITOSA, M. C.; MOURA, P. S.; RAMOS, M. S. F.; LAVOR, O. P.. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5, 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383. Acesso em 25 out. 2020.
FELCHER, C. D. O.; BIERHALZ, C. D. K.; FOLMER, V. A utilização dos vídeos educacionais do YouTube na Licenciatura em Matemática: presencial e a distância. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 1, p. 577-586, 2019.
Gil, A. C. Métodos e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Altas, 2012.
Internet patrocinada está disponível para alunos e professores da Rede Estadual. Disponível em:
https://educacao.rs.gov.br/internet-patrocinada-esta-disponivel-para-alunos-e-professores-da-rede-estadual. Acesso em 24 out. 2020.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, P. 1-29, 2020.
MELO, I. V. As consequências da Pandemia (Covid 19) na rede Municipal de ensino: impactos e desafios. Agosto/2020. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/1377/1/Artigo%20Cient%c3%adfico%20Corrigido%20-%20Italo%20Vaz%20de%20Melo%20-%20versao%20final%20corrigida%2014-09.pdf. Acesso em 06 nov. 2020.
MORAIS, I. R. D.; GARCIA, T. C. M.; RÊGO, M. C. F. D.; ZAROS, L. G.; GOMES, A. V. Ensino Remoto Emergencial: Orientações básicas para elaboração do plano de aula. 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29766/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_orientacoes_basicas_elaboracao_plano_aula.pdf. Acesso em 02 nov. 2020.
OKUMA, E. K.; BOZZO, F. E. F. Ensino e a aprendizagem da matemática: por que a aversão a respeito da disciplina? São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC46511180115.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.
RIO GRANDE DO SUL. Começa implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/comeca-implantacao-das-aulas-remotas-na-rede-estadual-de-ensino. Acesso em: 22 nov. 2020.
SANTOS JÚNIOR, I. B. Percepção de alunos e professores da Seeduc/RJ sobre o ensino on-line de caráter emergencial durante a pandemia. Educação Pública, v. 20, nº 30, 11 de agosto de 2020.
SCHIMIGUEL, J.; FERNANDES, M. E.; OKANO, M. T. Investigando aulas remotas e ao vivo através de ferramentas colaborativas em período de quarentena e Covid-19: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e654997387, 2020.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/comissao–futuros–da–educacao–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das. Acesso em: 8 nov. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Manual para orientação dos Estágios Curriculares Supervisionados I, II, III e IV do CLMD/UFPEL: Manual de Estágios do CLMD na Pandemia – Turma UAB5 e UAB6 – 2020/2.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão. Parecer Normativo nº 16, de 09 de julho de 2020. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2020/07/SEI_UFPel-0996294-Parecer-Normativo-COCEPE-162020.pdf. Acesso em: 24 out. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. Projeto Pedagógico do Curso, 2010.
VALENTE, G. S. C.; MORAES, E. B.; SANCHEZ, M. C. O.; SOUZA, D. F.; PACHECO, M. C. M. D. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e843998153, 2020.