Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto

Catiane Bartz Schwanz, Carla Denize Ott Felcher

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar uma análise reflexiva acerca dos desafios da aprendizagem matemática no ensino remoto, considerando que esse formato de ensino traz consigo desafios aos professores e aos estudantes, ainda mais quando se trata do componente curricular Matemática, o qual é permeado de particularidades. Para a produção dos dados foi aplicado um questionário online aos estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola localizada no sul do Rio Grande do Sul; este questionário foi respondido por doze, dos vinte e seis estudantes que compõem essa turma. Os resultados apontam que os estudantes têm acesso à internet e utilizam o celular para a realização das tarefas matemáticas, embora, seis deles, também utilize o notebook. Ademais, a maioria dos estudantes cita não ter encontrado dificuldades para aprender matemática e considera que as videoaulas e webconferências são importantes para a aprendizagem. Inclusive, essa é uma sugestão apontada pelos estudantes para melhorar o ensino remoto. Por fim, é importante refletir sobre o índice de mais de cinquenta por cento dos estudantes da turma, que não participaram das atividades propostas, uma realidade que merece atenção e configura-se como um dos desafios do ensino remoto.


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