Aspecto socioemocional e os reflexos da pandemia do COVID-19 em estudantes da 3ª série do Ensino Médio

Mariana Consulmagno Fávero, Luiz Francisco Alves Fazza, Douglas Rodolfo Papale, Caroline Medeiros Martins de Almeida

Resumo


As escolas no Brasil foram desafiadas a implementar soluções que desenvolvam as competências e habilidades necessárias aos estudantes, criando uma base de adaptação rápida, sistematizada e com o desabrochar para uma nova visão de organização. O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos ocasionados pela pandemia do COVID-19 nas aprendizagens e no desenvolvimento da competência socioemocional dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio em decorrência do isolamento social e as mudanças e adaptações do ano letivo para um modelo híbrido e multimodal. Trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa. Está descrito a partir da ótica docente, do professor de Biologia e da Orientadora de Aprendizagem da Unidade III referente a observações nas cinco turmas da 3ª série do Ensino Médio. A agilidade da escola, da equipe gestora e dos professores frente a pandemia está permitindo que os estudantes concluam seu período escolar. As avaliações para compreender as competências socioemocionais estão sendo importantes para orientar a equipe pedagógica e os professores, fortalecendo assim o avanço formativo dos estudantes, identificando suas fraquezas e ajustando os problemas detectados.

Palavras-chaves:Socioemocional. Pandemia. Ensino Médio. Aprendizagem.


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