Os desafios da docência para a mediação pedagógica apoiada em tecnologias: o impacto da pandemia sobre a práxis

Autores

Resumo

A pandemia do novo Coronavírus (COVID -19), demandou um desafio à prática docente, no que se refere ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), para a implementação do ensino remoto de caráter emergencial. Este texto propõe um estudo acerca da prática docente em tempos de pandemia em uma escola de Ensino básico do interior do Rio Grande do Sul. Para a sua implementação, optou-se por um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, através da análise crítico-reflexiva das modificações necessárias no processo de ensino aprendizagem. A necessidade de capacitação docente para aquisição da fluência tecnológico-pedagógica, a organização do tempo, a escolha dos recursos das tecnologias para mediação pedagógica e a transposição dos saberes em um ambiente virtual, são alguns dos desafios encontrados. Por outro lado, o ensino remoto proporcionou aos docentes investir no desenvolvimento das competências e habilidades da mediação pedagógica apoiada em tecnologias. Diante disso, o Ensino Básico está sendo impactado de forma contínua, pois as pessoas tiveram que defrontar-se com as modificações educacionais necessárias e operar os aspectos emocionais, psicossociais e físicos, diante da crise mundial instaurada.

Biografia do Autor

Aline Bairros Soares, Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFMS)

Possui graduação em Química Licenciatura plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Mídias na Educação pela FURG (2016). Mestre em Educação Profissional Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria(2017) . Atualmente é professora de química (Fundamental e Médio) no Colégio Metodista Centenário, local onde atua também como assessora de Tecnologias Educacionais- Santa Maria / RS. Durante a graduação participou de projetos de ensino, pesquisa e extensão e como monitora nas disciplinas de ciências para o ensino fundamental I, ciências para o ensino fundamental II, química e preparatórios para Enem. Desenvolve pesquisas acadêmicas na área de Formação de Professores, com enfoque na Educação Profissional e Tecnológica, Perspectiva crítica; Epistemologia Freiriana, Educação dialógica-problematizadora, TICS aplicadas à Educação, Ambientes virtuais de aprendizagem, Jogos Educacionais e Educação a Distância.

Pauline Vielmo Miranda, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em andamento em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação pela UFSM.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)