Arte e tecnologia: o papel extensionista de um coral universitário durante a pandemia do Covid-19
Resumo
Este artigo apresenta e discute a experiência de um coral universitário durante o período de atividades remotas devido a pandemia de Covid 19 em 2020. No período abordado foi adotado um método assíncrono de aprendizado musical. Os vídeos gravados pelos participantes com suas performances individuais foram reunidos e editados, resultando em performances coletivas virtuais de canções relacionadas ao tema esperança. O engajamento dos participantes foi preservado, permitindo que o grupo desenvolvesse competências tecnológicas. Houve uma aproximação entre os saberes tradicionais do canto coral e aqueles relacionados à cultura digital, resultando em novas formas de conhecimento e na disseminação das apresentações no formato virtual. No total, foram 363 vídeos enviados por participantes, compilados em 7 apresentações virtuais. As produções audiovisuais atingiram um total de 10.489 visualizações no final de novembro de 2020. Considera-se que o projeto continuou a exercer seu papel extensionista durante a pandemia, contribuindo na aproximação entre academia e sociedade.Referências
ALMEIDA, L. R.; SANTOS, M. R.; SANTOS, C. A. S. Dinâmicas e estratégias de um coral universitário na pandemia de COVID-19. In: 12º SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2020, Uruguaiana. Anais... Uruguaiana: UNIPAMPA, 2020. v. 12. p. 1-2. Disponível em: http://https//ei.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/22772/etp2_resumo_expandido_22772.pdf Acesso em 16 dez. 2020.
FUCK, R. S.; ALMEIDA, L. R.; PEREIRA, L. P. Avaliação de objetos de aprendizagem sobre equações do 1º grau: um estudo de caso com professores de matemática. Renote, v. 15, p. 1-11, 2017. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75160/42592 Acesso em 16 dez. 2020.
HANTRAIS, L.; ALLIN, P.; KRITIKOS, M.; SOGOMONJAN, M., ANAND P. B.; LIVINGSTONE, S.; WILLIAMS, M.; INNES, M. Covid-19 and the digital revolution. Contemporary Social Science, 2020. DOI: 10.1080/21582041.2020.1833234
NOGUEIRA, C. C.; VAS, B. B. Percepções sobre ciberespaço e territorialidade digital: estudo exploratório com foco em aspectos socioculturais presentes na deep web e dark web. Revista Observatório, v. 5, n. 6, p. 272-304, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p272
PEREIRA, E.; VASCONCELOS, M. O processo de socialização no canto coral: um estudo sobre as dimensões pessoal, interpessoal e comunitária. Musica Hodie, vol. 7, n.1, 2007. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/1763/12192 Acesso em: 30 nov. 2020
SÁ, M. G. R. de; ALMEIDA, L. R. Coral UFCSPA: construindo o amor. In: XV Salão de Extensão - Feevale, 2019, Novo Hamburgo. Anais... Novo Hamburgo: Feevale, 2019. v. XV. p. 25. Disponível em: www.feevale.br/Comum/midias/ca16d471-aba6-490d-b4b8-a17ba28cbcae/Salao%20de%20Extensao%202019.pdf Acesso em: 22 set. 2020
SANTOS, M. R. ALMEIDA, L. R. Coral UFCSPA: Cinco Anos de Inquietação. In: IV Encontro de Pesquisas Históricas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Anais... Porto Alegre: PPGH/PUCRS, 2017a. Disponível em: https://editora.pucrs.br/edipucrs/acessolivre//anais/ephis/assets/edicoes/2017/arquivos/1.pdf Acesso em: 29 out. 2020
SANTOS, M.R. ALMEIDA, L. R. O Coral UFCSPA e o uso das tecnologias para uma inclusão na contemporaneidade. REDIN, v. 6, n. 1, 2017b. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/629 Acesso em: 30 out. 2020
SILVA, D. R. C.; ALMEIDA, L. R. Cyber educação: o relato da utilização da ferramenta plickers na graduação de design de moda. Redin, v. 9, p. 1-11, 2019 Disponível em: http://https//seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1556/1013 Acesso em 16 dez. 2020.
SOUSA, I. L.; NAKASHIMA, R. H. R.; JUNIOR, D. V. R. Compromissos da extensão universitária: entre territorialidades do saber e “síntese cultural”. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.14, 2019. Disponível em https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1388. Acesso em: 29 nov. 2020.