USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA FERRAMENTA WEBQUEST EM ALUNOS DA DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA DE MEDICINA

Autores

  • Vera Cristina Brandão Diniz de Oliveira
  • Henrique Zaquia Leão
  • Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo

Este artigo aborda as tecnologias digitais que vêm exercendo uma grande influência sobre a preparação de recursos educacionais e na aprendizagem significativa. Objetiva-se avaliar a efetividade da WQ no desenvolvimento de aprendizagem significativa em acadêmicos de medicina na disciplina de Morfologia I em Anatomia Humana, por meio da utilização da ferramenta WQ. A pesquisa compreendeu 65 alunos da disciplina supracitada de uma universidade privada da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. O AVA foi construído de acordo com os moldes da plataforma WQ do Google sites. O instrumento de coleta de dados foi aplicado em duas fases. No primeiro dia de aula, aplicou-se o questionário com perguntas gerais sobre anatomia, com o objetivo de verificar o grau de conhecimentos anatômicos dos participantes da pesquisa (GI e GC) e traçar seu perfil. Na segunda etapa, no final do semestre, aplicaram-se as mesmas perguntas, objetivando observar a influência da ferramenta WQ no processo de ensino-aprendizagem significativa de Anatomia Humana, no grupo intervenção, e comparar número de acertos entre os grupos (GI e GC). Os resultados sugerem que a plataforma WQ foi uma ferramenta que disponibilizou uma variedade de materiais que auxiliaram na construção do aprendizado e a consequente aprendizagem significativa, reforçando a necessidade de constante aprimoramento para sua inserção no contexto do Ensino Superior. Foi realizada uma pesquisa descritiva para perceber o efeito do uso da ferramenta WQ e a correspondente possibilidade de melhorias na qualidade do ensino em Anatomia Humana. A partir dos dados obtidos e dos testes estatísticos referidos acima, conclui-se que a intervenção didática teve impacto significativo no desempenho dos alunos em relação aos testes aplicados, justificando a relevância do artigo proposto. Enfatiza-se a importância de explorar diferentes ferramentas no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, no qual o professor mediador deve incrementar suas aulas com meios digitais, desenvolvendo competências e habilidades científicas.

Downloads

Publicado

2019-12-19