AVALIAÇÃO DE APLICATIVOS MOVEIS VOLTADOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA COM BASE NAS TEORIAS COGNITIVAS

Autores

  • Valdislan Mendes Antunes
  • Emanuelle Machado Marinho
  • Francisco Rogênio da Silva Mendes
  • Gabrielle Silva Marinho
  • Márcia Machado Marinho

Resumo

O uso de tecnologias é cada vez mais frequente no cotidiano, na sala de aula e na vida dos alunos. Nesse âmbito, é reconhecida a contribuição das tecnologias digitais, mais ainda pelo uso de aplicativos que, além de seus usos mais comuns, podem ser utilizadas para o ensino aprendizagem de disciplinas como Biologia. Buscou-se nessa pesquisa avaliar três aplicativos para o ensino de Biologia disponíveis para dispositivos móveis com o sistema operacional Android, analisando-os à luz das concepções de aprendizagem que fundamentaram a criação desses objetos. Os aplicativos selecionados para avaliação nesta pesquisa foram: Células, desenvolvido pela EvoBooks, Biologia Digital, desenvolvido pela Ideas Place e por último Aula de Biologia, desenvolvido pela APLUS. A pesquisa, caracterizada como qualitativa de caráter exploratório e descritivo desenvolveu-se em 4 momentos, com os dados acerca dos aplicativos retirados do próprio site de hospedagem dos objetos. Após estudo comparativo observou-se que os aplicativos têm boa repercussão entre os usuários, facilitando a aprendizagem dentro dos limites das concepções analisadas.

Downloads

Publicado

2019-12-19