CONSTRUCTOS ORIENTATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS POR PROFESSORES

Autores

  • Roberta Dall Agnese da Costa
  • Carine Geltrudes Webber

Resumo

Considerando a fundamentação legal da incorporação da cultura digital ao processo de ensino e aprendizagem e a emergência da compreensão e consolidação da transposição informática nas práticas dos professores da Educação Básica, este trabalho propõem a elaboração de um modelo orientativo com constructos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias para o ensino pelos professores. Os constructos que, adotados intencionalmente visam aproximar a informática do contexto educativo, em uma proposta de desenvolvimento de tecnologias para o ensino, constituem um passo inicial na proposição de explicações sobre a função da cultura digital para o desenvolvimento do estudante e a importância das elaborações intencionais do processo de ensino de professores desenvolvedores de tecnologias. No contexto do 24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade, este trabalho se constitui como uma proposta inédita de elaboração de um modelo orientativo aos professores e pesquisadores para identificar, planejar e utilizar, dentre os recursos tecnológicos disponíveis aqueles que melhor se ajustam às especificidades da sua área de conhecimento e às necessidades cognitivas dos seus estudantes. Assim, o texto descreve e relaciona os dez constructos (concepção teórica procedimentos metodológicos, funcionalidades do app, etapas, objetivos, papel do professor e do aluno, finalidade do uso, sequenciamento do processo, contribuições da tecnologia e inovação) nas três dimensões do processo de ensino e aprendizagem (planejamento, execução e avaliação). Além disso, contribui com uma discussão fundamentada em autores que relacionam os constructos entre si, explicitando as aproximações construídas

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias