AULA INVERTIDA NA EAD: VISÃO DOS DOCENTES

Autores

  • Paulo Roberto Vidigal
  • Rosa da Cunha Barbosa Giannotti
  • Mirian Mazini Rodrigues
  • Celso Amorim Morcelli

Resumo

A sala de aula invertida é uma das principais estratégias de metodologias ativas do processo de ensino-aprendizagem que muito pode contribuir para a melhoria da qualidade na Educação a Distância. O estudo é relevante para compreender e propor sugestões de melhoria para processo de utilização da metodologia sala de aula invertida na EaD. Por meio de pesquisa realizada e aplicação de questionário em uma IES que tem a metodologia implantada, pode-se verificar que os professores que utilizam a sala de aula invertida indicam que o ponto crítico que deve ser trabalhado pela IES são ações no sentido de sensibilizar os estudantes para o seu papel de ser ativo, responsável e protagonista de suas aprendizagens. Merece destaque que quando é realizada a aula invertida devido ao nível de abrangência e flexibilidade, percebe-se o aumento do envolvimento e comprometimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, com o desenvolvimento do protagonismo e autonomia. É fundamental que as IES invistam na formação continuada dos docentes e tutores para aprender durante o processo, online, com os estudantes. Avaliando expectativas, avaliando os resultados alcançados com as metodologias ativas aplicadas na Educação a Distância

Downloads

Publicado

2019-12-19