DOM CASMURRO DIGITAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EDUCOMUNICATIVA DIGITAL CASMURRO DON: A EDUCOMUNICATIVE PEDAGOGICAL PROPOSAL

Autores

  • Mariza Gorette Seeger Universidade Franciscana
  • Taís Steffenello Ghisleni Universidade Franciscana

Resumo

O presente artigo visa a conceituar e a contextualizar o surgimento da Educomunicação, analisando suas bases teóricas para elaborar os pressupostos de uma proposta pedagógica educomunicativa para o ensino de Literatura no Ensino Médio. Inicialmente, este texto traz algumas considerações sobre os aspectos relevantes acerca dos conceitos e bases teóricas da Educomunicação, assim como se pretende fazer o reconhecimento das mediações como instâncias importantes para articular as relações entre comunicação-educação (educomunicação) e a entrada das tecnologias nos ambientes escolares. Na sequência, este estudo aborda, ainda, algumas discussões a respeito das perspectivas futuras às práticas pedagógicas educomunicativas no Ensino Médio. O texto possui relevância ao “24º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade: Metodologias ativas”, pois apresenta uma proposta pedagógica de criação de um aplicativo para fazer uma leitura/releitura da obra Dom Casmurro de Machado de Assis, cujo dispositivo é inovador na perspectiva da Educomunicação. Através desta ferramenta, o leitor poderá reafirmar ou descobrir o gosto pelo romance, assim como pelo gênero narração, deixando-se envolver pelas palavras e interatividade poética. Poderá acessar, ainda, o conteúdo extra do aplicativo, contendo notas sobre a vida, texto e contexto, vídeos, imagens etc. da obra machadiana. Em síntese, o estudo se mostrou desafiador, pois tem o propósito de impulsionar educadores/educomunicadores a inovar suas ações educativas mediadas pelas tecnologias. Além do mais, a Educomunicação se constitui em amplo campo de debate e pesquisa, assim, o estudo pretende contribuir, ainda, para a instigação de novos estudos e convergentes proposições a respeito da temática.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Ambientes virtuais, aplicativos e plataformas de EaD