PRESENÇA DAS TDIC NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DO PNLD 2017-2019

Autores

  • Marceli Behm Goulart
  • Mariane Isabele Possidônio da Silva
  • Ana Lúcia Pereira

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma os livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem proposto o uso das TDIC no ensino e aprendizagem da Matemática. Para tanto foram analisados todos os livros da coleção mais distribuída no território brasileiro na edição do PNLD 2017 a 2019 na área de Matemática para o Ensino Fundamental II. A presente pesquisa se caracteriza como uma pesquisa exploratória e documental. Como resultados da análise de cada livro da coleção foram identificados três categorias que identificam a inserção das TDIC: (a) atividades tendo a TDIC como contexto; (b) atividades orientadas no manual do professor: (c)atividades que propõe uso efetivo das TDIC pelo aluno Nossos resultados nos permitem apontarque em relação à presença de atividades utilizando TDIC, que por mais que se atribua ao Livro Didáticoopoder de definir ‘o que’ e o ‘como’ se ensina os diferentes componentes curriculares, o mesmo nãotem poder de modificar uma das primeiras condições para que o professor possa fazer uso das TDICnos processos de ensino e aprendizagem, que diz respeito à disponibilidade das TDIC nas escolas, emrazão da quantidade de laboratório de informática ser uma barreira para a utilização conforme o censoescolar atual.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias