UTILIZANDO VÍDEOAULAS NA PERSPECTIVA DE SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

  • Maria Isabel Roza UFRGS
  • Rafael Shilling Fuck

Resumo

O propósito do artigo é apresentar uma pesquisa, cujo tema é a utilização de vídeoaulas sob a perspectiva da sala de aula invertida. Para atender a expectativa do trabalho concentra-se no seguinte problema de pesquisa: como a utilização de vídeoaulas, na perspectiva da sala invertida, pode contribuir para a aprendizagem de conteúdos de Matemática por alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública? O objetivo geral foi compreender como a utilização dessas Tecnologias Digitais (TD), mediadas em tal perspectiva, pode contribuir na aprendizagem desses sujeitos. Desse modo, desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, na qual participaram oprofessor de Matemática e alunos do referido nível de escolaridade. Os dados foram coletados pormeio de observações e questionários semiestruturados. Como contribuição constata-se que autilização de vídeoaulas, na perspectiva de sala aula invertida, pode contribuir para a aprendizagemda Matemática. No entanto, para isso, é necessário um planejamento, critérios de seleção bemdefinidos das vídeoaulas e alunos e professor comprometidos com a abordagem de sala de aulainvertida, a qual lhes possibilita interação e aprofundamento do conteúdo em sala de aula. A partirdesses resultados, a investigação aponta para a importância de colocar em prática novas estratégiasde ensino e aprendizagem de Matemática, já que as TD possuem um relevante papel em váriossetores da sociedade. Ainda, este estudo evidenciou como é fundamental uma mudança de posturadocente, para que o aluno se torne um sujeito ativo, autônomo e crítico, através de aulas motivadorase estimulantes, nas quais eles possam construir seu próprio conhecimento.

Downloads

Publicado

2019-12-19