PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE PLANO DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)

Autores

  • Marcia Izolina Romano Migliore Universidade Federal de Santa Maria
  • Juliane Paprosqui Marchi da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Leila Maria Araújo Santos Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo resulta de uma dissertação de mestrado sobre o planejamento no contexto escolar da Educação Profissional e Tecnológica, entendendo que a escola tem um importante papel na formação e no desenvolvimento do homem, e para isso, um aliado insubstituível é o Plano de Ensino. O objetivo deste trabalho foi analisar se a elaboração dos planos de ensino no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) poderia ser facilitada por meio de um aplicativo para sistemas android. O método utilizado foi a pesquisa-ação, através de entrevistas e questionários que buscaram compreender a visão dos professores e da Coordenação pedagógica do Colégio quanto ao Plano de Ensino e a utilização de um meio tecnológico que facilite o ato de planejar utilizando como subsídios, metodologias ativas para Educação Profissional e Tecnológica. Ao final concluiu-se que os professores não estão habituados ao planejamento antecipado das disciplinas que formam o Plano de Ensino, mas que estão abertos a utilização de uma ferramenta digital que os auxilie no desenvolvimento deste documento tão importante para a organização escolar de uma instituição. Sugere-se, no entanto, a capacitação docente que elucide a importância da elaboração de um Plano de Ensino que organize a disciplina, bem como o desenvolvimento conjunto de uma ferramenta que auxilie os professores na elaboração do Plano de Ensino.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias