TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Fernanda Machado de Miranda
  • Cláudia Smaniotto Barin
  • Ricardo Machado Ellensohn

Resumo

O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo capacitar os docentes da EPT de nível médio para o desenvolvimento da fluência tecnológica-pedagógica e assim, aquisição das competências digitais para à produção de materiais didáticos apoiados nas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Alicerçado na Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, estruturaram-se ações para o planejamento, criação e implementação de um curso de formação continuada, na modalidade semipresencial, sendo sujeitos da pesquisa vinte e nove professores de uma Instituição privada do Interior do Rio Grande do Sul, atuantes nos cursos técnicos de segurança do trabalho, estética, enfermagem, radiologia, administração e contabilidade. Como instrumentos de coleta de dados, além de utilizar a técnica de observação direta, aplicaram-se questionários, um de forma presencial e outros do tipo survey, autoaplicável, disponibilizado de forma digital, com perguntas abertas. A análise dos resultados baseou-se na teoria de análise de conteúdo de Bardin, os dados foram categorizados e confrontados com os referenciais bibliográficos pertinentes, promovendo reflexões quanto à fluência tecnológica-pedagógica e as competências digitais, juntamente com os saberes docentes de profissionais da Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias