DIÁRIO DE UMA CIBERAULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO ALUNO ESPECIAL DE MESTRADO

Autores

  • Fábio dos Santos Coradini

Resumo

O referido artigo relata a experiência e vivência do autor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), na modalidade Stricto Sensu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), localizado no município de Seropédica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O autor apresenta a sua descrição organizada e conduzida pela intervenção da prática de Diário Online, Metodologia Ativa utilizada nas aulas da disciplina Tópicos Especiais em Educação e Cibercultura, lecionada pela Professora Titular-Livre e Doutora em Educação Edméa Oliveira dos Santos. O objetivo deste relato de experiência é apresentar ao leitor o olhar de um Aluno Especial que se encontra no processo de inserção em um programa para Mestrado e consequentemente suas práticas e experiências em sala de aula. A importância de se tratar esse tema com evidência encontra-se norteado pelas condições vivenciadas na atualidade com as intervenções governamentais no sistema de ensino público e a postura de um aluno que almeja uma vaga de Mestrado em uma Universidade. Trata-se então da descrição de um dia de aula, ao qual o autor foi o responsável pela leitura do diário de aula. A aula, as práticas didáticas, as ambiências formativas, as propostas pedagógicas da disciplina, tornaram possível que o autor descreve em forma de relato as vivências construídas e cocriadas com alunos regulares e um Grupo de Pesquisa efetivado no campo científico.

Downloads

Publicado

2019-12-19