DOMINÓ GEOMÉTRICO E REALIDADE AUMENTADA: EXPLORANDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Autores

  • Fabiane de Oliveira
  • José Luiz Andrade Barbosa
  • Luciane Grossi

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que consistiu na elaboração e implementação de um material educacional (jogo) com uso da tecnologia Realidade Aumentada (RA). A pesquisa tem por objetivo verificar a receptividade dos estudantes quanto ao uso da RA aliada ao jogo “Dominó Geométrico”, no Ensino de Sólidos Geométricos, assim como desvelar as potencialidades apresentadas pelo jogo. A atividade foi implementada em um evento relacionado a OBMEP, realizado na cidade de Ponta Grossa. Os sujeitos da pesquisa, participantes do evento, foram em maioria, alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os dados foram coletados por meio de um questionário com questões abertas e questões tipo Likert. Por meio da análise dos resultados constatou-se que embora os participantes da pesquisa estejam familiarizados com jogos, softwares e RA, o uso dessas tecnologias no ensino de geometria não é uma realidade em sala de aula. O uso do jogo “Dominó Geométrico” aliado a Realidade Aumentada, utilizados como estratégia de ensino na atividade proposta, ajudou no reconhecimento dos nomes e formas dos sólidos geométricos, contribuindo no processo ensino-aprendizagem, assim como promoveu o engajamento dos alunos, além de ser considerada como divertida, curiosa e interessante.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias