ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA QUÂNTICA NA ERA DO YOUTUBE
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a análise de vídeos que usuários encontram ao pesquisar sobre Física Quântica no YouTube. Considerando o quanto essa plataforma tem sido usada como fonte de estudos e informação por adolescentes em idade escolar, essa análise permite compreender como a divulgação e o ensino-aprendizagem de conceitos se manifestam nesse ambiente digital. Identificamos que ao buscar pelo termo “física quântica” no YouTube, os usuários recebem quatro tipos de vídeos: aulas virtuais, vídeos informativos, vídeos com tradução de conceitos científicos e vídeos com alusão a conceitos científicos. Sem auxílio para assistir criticamente a esses vídeos, os usuários podem acabar favorecendo a disseminação de concepções alternativas e de metáforas conceituais imprudentes, reforçando conflitos e dissonâncias com conceitos acadêmicos hegemônicos.Downloads
Publicado
																			2019-12-19
																	
				Edição
Seção
								Redes sociais
							
						 
						 
							