RESULTADOS DO PROJETO PILOTO DE IMPLANTAÇÃO DA 1ª DISCIPLINA 100% EAD DA UERGS: "ECONOMIA RURAL"

Autores

  • Aní Rení Ew
  • Daniela Dias Kuhn

Resumo

O presente trabalho é um estudo de caso com abordagem descritivo-analítica, que aborda uma experiência de estágio docente em ensino a distância no ensino superior. O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados dessa experiência, a qual consiste no projeto piloto de oferta da 1ª disciplina 100% EaD da UERGS. Trata-se da disciplina Economia Rural, que até então era ministrada apenas na modalidade presencial. Esse projeto foi desenvolvido na Pós-graduação em Desenvolvimento Rural-PGDR da UFRGS, na qual os alunos realizam seu estágio docente supervisionado em instituições de ensino superior parceiras. A disciplina Economia Rural, do curso de graduação em Administração da UERGS, foi escolhida dentre várias de suas demandas.O objetivo do projeto piloto é colaborar para a implantação de disciplina 100% EaD na UERGS e suprir a carência
de professores de economia, além de aperfeiçoar a prática docente da estagiária. Os objetivos específicos são: planejar e estruturar a disciplina na plataforma Moodle da UERGS; ministrar a disciplina; e avaliar o seu desenvolvimento elaborando o relatório da prática docente. O projeto piloto
é relevante para o 24º Seminário internacional de educação e tecnologias da FACCAT pelo fato de que a implantação da disciplina Economia Rural na modalidade a distância é uma grande inovação na UERGS e, por isso, torna-se a base para a disseminação de outras disciplinas nessa modalidade. Ademais, os resultados do projeto podem contribuir para aperfeiçoar as experiências docentes no EaD. O projeto piloto atendeu aos objetivos possibilitando a ampliação da prática pedagógica em EaD pela docente, supriu temporariamente a falta de professor na área de economia, além de ter ampliado a interação institucional entre as duas universidades. Também colaborou para a avaliação do potencial do EaD na UERGS abrindo a possibilidade de sua disseminação, e contribuiu para a geração de melhorias no Moodle. Resta muito ainda a ser feito no EaD, somando-se ao aprendizado dessa experiência.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Ambientes virtuais, aplicativos e plataformas de EaD