UTILIZAÇÃO DE LISTAS DE ESPÉCIES AMEAÇADAS, PARA O ESTUDO DO TEMA DESAPARECIMENTO DAS ABELHAS, ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Andressa Sales Martins
  • Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo

Estamos inseridos em uma sociedade que está constantemente em mudança, inclusive, no que se refere às Tecnologias Digitais, tais mudanças se fazem presentes nos mais diversos espaços, assim, adentram também os espaços de ensino. Neste sentido, este trabalho buscou estudar as Listas de Espécies Ameaçadas, por meio de Tecnologias Digitais, estabelecendo uma aproximação entre o educando e as Tecnologias Digitais que a escola venha a oferecer, tornando estes, elementos capazes de qualificar a prática de ensino. O estudo foi realizado, em uma escola estadual de Porto Alegre, com dezoito alunos do segundo ano do ensino médio, basicamente, utilizando as Tecnologias Digitais para a construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de uma sequência didática eletrônica, para a abordagem de conteúdos de biologia, especificamente temáticas envolvendo o desaparecimento das abelhas. Para este estudo, optamos por utilizar a pesquisa de natureza qualitativa. A utilização da sequência didática eletrônica contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem, de forma que, facilitou o aprendizado, assim como, otimizou o tempo de estudo dos alunos. Todos os participantes da pesquisa apontaram como sendo positivo o uso das Tecnologias Digitais, principalmente por entenderem que a abordagem dos conteúdos, por meio das tecnologias, é uma maneira mais prática de aprender, além de proporcionar maiores possibilidades para adquirir conhecimento.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias