VÍDEO EM SALA DE SALA DE AULA: UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA AS AULAS DE ELETRICIDADE

Autores

  • Andréa Cantarelli Morales
  • Carine Geltrudes Webber
  • Elisa Boff
  • Vinícius Bortoluzzi

Resumo

A Eletricidade é um componente curricular estruturante nos cursos de Engenharia, sendo portanto obrigatório e relevante. Contudo, estudantes universitários encontram obstáculos na sua aprendizagem. Como alternativa, as mídias digitais e vídeos oferecem um formato que permite o estudo por imagens, simulações e movimentos de maneira dinâmica. Em sala de aula ou extracurricularmente, vídeos podem ser utilizados em uma perspectiva de exploração extremamente rica. Neste contexto, este artigo propõe e investiga uma estratégia de ensino e aprendizagem apoiada por um objeto de aprendizagem que utiliza mídias digitais sobre conceitos em Eletricidade. Resultados preliminares, diagnosticados por meio de diário de bordo e resolução de problemas, evidenciam que houve melhora na compreensão dos conceitos e aumento no interesse sobre os temas.

Downloads

Publicado

2019-12-19