MODELO DE ENSINO HÍBRIDO LABORATÓRIO ROTACIONAL: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Adriane Esperança
  • João Ladislau Barbará Lopes

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca da formação docente, considerando a implementação do Modelo de Ensino Hibrido Laboratório Rotacional no Ensino Fundamental. São destacados os desafios enfrentados no processo de utilização desta metodologia ativa, abordando os pontos relevantes para utilização deste modelo, como metodologia de trabalho pedagógico em sala de aula. O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, trazendo dados coletados com docentes, sujeitos deste estudo. Ainda, este trabalho ressalta a necessidade de um repensar do papel do professor e do aluno frente as tecnologias digitais. Neste método de ensinar e de aprender, o professor deve propiciar um ambiente colaborativo que considere o protagonismo do aluno na construção do conhecimento. Entende-se como contribuição central deste artigo a disponibilização de subsídios para reflexão docente, apresentando possibilidades de ações pedagógicas que utilizam o modelo de Ensino Híbrido Laboratório Rotacional.

Downloads

Publicado

2019-12-19