Formação de professores para o uso de tecnologia assistiva no ambiente computacional
Resumo
O respectivo artigo traz uma reflexão acerca da formação para professores a partir do uso de Tecnologia Assistiva em ambiente computacional, bem como uma sugestão prática para esses, com o apoio de Software de autoria, chamado Hot Patatoes. A partir da introdução, o texto está estruturado da seguinte forma: primeiramente, aborda-se os aspectos metodológicos do estudo, passando ao referencial bibliográfico, que trata das Políticas Públicas Educacionais de Tecnologias Assistivas (TA) e Formação de Professores sob a perspectiva da Tecnologia Assistiva; Na sequência, propõe-se uma prática de ensino para o uso de TA em ambiente computacional a fim de contribuir à formação de professores para uma Educação Inclusiva. Com este estudo, espera-se que os professores conheçam e criem novas alternativas para o desenvolvimento de atividades inovadoras e interativas, ampliando, assim, suas habilidades em TA, incluindo-as como parte da prática docente, com vistas à melhoria no desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos com deficiência. Ficou evidente, a partir do exposto, que se faz necessário uma formação docente que estimule e desenvolva práticas inovadoras para o contexto educacional, em especial, as que se utilizem de Tecnologias Assistivas para inclusão digital de todos.
Referências
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