EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO: Compondo e significando

Autores

  • Carlos Augusto Borba Meyer Normann
  • Ana Lídia Prates
  • Jaqueline Lourenço Barreto

Resumo

O presente trabalho apresenta e discute uma experiência de composição coletiva em duas turmas de Ensino Médio em escola da rede municipal de Porto Alegre/RS. A partir da criação coletiva de canções, se reflete a questão do ato de compor na sala de aula. Ao longo de nossas observações e regências, foi possível ver a construção dos temas nas composições das duas turmas, sempre espelhando o universo pessoal dos discentes. Conclui-se que a prática de composição no espaço escolar, dentro de um estágio discente supervisionado com turmas de Ensino Médio, demonstra que a sala de aula pode se transformar em espaço para a criação musical. Isso torna a
ação pedagógica docente um diferencial, potencializando as capacidades que, muitas vezes, os discentes sequer reconheciam em si.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

Normann, C. A. B. M., Prates, A. L., & Barreto, J. L. (2018). EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO MÉDIO: Compondo e significando. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 7(1). Recuperado de http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1129