A PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS PARA O ESTUDO DA INTERPRETAÇÃO GEOMÉTRICA DOS PRODUTOS NOTÁVEIS: PROBLEMATIZANDO O POTENCIAL PEDAGÓGICO DOS OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Raquel Silveira da Silva
  • Vanda Leci Bueno Gautério

Resumo

Este trabalho tem como objetivo problematizar o potencial pedagógico dos Objetos  Virtuais de Aprendizagem a partir da experiência vivida com os estudantes do 8º ano de uma escola municipal, de Rio Grande/ RS. Com o intuito de discutirmos alguns conceitos matemáticos, incentivar a pesquisa na Web 2.03, explorar o software editor de apresentações do Linux e o papel da vídeo aula no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvemos um projeto com os estudantes no qual estes deveriam, em grupos, explorar as ferramentas digitais e elaborar uma vídeo aula abordando a Interpretação Geométrica dos Produtos Notáveis. Durante o desenvolvimento do projeto coletamos alguns dados através do registro do conversar dos estudantes e do diário da pesquisadora os quais, juntamente com os estudos de Ausubel (1982), D’Ambrósio (1996), Lorenzato (2012) e Prensky (2010), nos deram suporte para uma pesquisa qualitativa, uma metodologia no qual preocupa-se   com as Ciências Sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado e com fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização das variáveis. O estudo, evidenciou que, pelo fato de estarmos trabalhando com estudantes nativos digitais, a produção das vídeo aulas aproximou os conceitos abordados na sala de aula ao cotidiano, as linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade informatizada, e ainda, contribuíram para a produção de novas formas de interação entre os conceitos e percebemos que o vídeo educacional,  quando produzido na modalidade de vídeo processo de Ferrés (1996), em que os alunos são ativos, participando de todas as etapas do processo, combinado com outras mídias e recursos didáticos desenvolvem a criatividade, o aprender a pesquisar de forma crítica e responsável, os forma para a cidadania.

Downloads

Publicado

2018-11-12