CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA (PROMAC/UECE) NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE QUÍMICA DA REGIÃO DO VALE DO JAGUARIBE-CE

Autores

  • Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo
  • Marcia Machado Marinho
  • Francisco Rogênio da Silva Mendes
  • Emmanuel Silva Marinho
  • Gabrielle Silva Marinho

Resumo

A universidade estadual do Ceará possui o Programa de Monitoria Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PROMAC) que tem como objetivo incentivar a articulação entre professores e alunos de graduação em atividades que promovam a iniciação à docência no ensino superior e proporcionem visão integrada e contextualizada da disciplina, objeto da Monitoria, motivando os alunos a aprofundarem seus conhecimentos e habilitarem-se como futuros docentes. De forma democrática o programa de monitoria e distribuída em todas as unidade da UECE, tanto na capital Fortaleza, como em municípios do interior. Nesse contexto o presente trabalho teve como objetivo avaliar, sob a perspectivas dos monitores e do professor orientados, o exercício da monitoria acadêmica no curso de licenciatura em química (FAFIDAM/UECE) ministrado pela universidade Estadual do Ceará, situado em Limoeiro do Norte, cidade situado no Vale do Jaguaribe-Ce. O trabalho foi desenvolvido em três momentos: no primeiro momento foi realizada uma revisão bibliográfica sobre a temática monitoria acadêmica; no segundo momento foi realizada uma entrevista estruturada com alunos que participaram do programa de monitoria acadêmica no interstício 2014 a 2015; no terceiro momento foi realizada uma entrevista com o professor/orientador. O exercício da monitoria não constitui cargo ou emprego, nem representa vínculo empregatício de qualquer natureza com a Universidade e, trata-se de uma atividade que visa a formação do futuro professor, sob este aspecto foi observado que os monitores, de forma unânime reconhecem a monitoria como um espaço formativo, importante na sua consolidação da futura carreira no magistério. Nesse contexto foi ressaltada a importância das práticas realizadas no período do programa (oficinas temáticas, formação de grupos de estudo, preparação de material didático e plantão tira dúvidas), que além de incrementar a formação na área de didática, consolidaram o aprendizado de vários conteúdos próprios da química, de forma que os monitores indicaram que o programa de monitoria deveria ser obrigatório para todos os alunos. Na visão do professor orientador a monitoria representou um momento de crescimento educacional, onde foi possível observar o despertar dos alunos para o magistério, o aumento no rendimento acadêmico dos alunos monitores. Concluindo que o programa de monitoria acadêmica representa um importância fundamental na formação do licenciando, fomentando tanto o despertar para o magistério, como o incremento o rendimento acadêmico.

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Publicado

2018-11-12