AVALIAÇÃO DO SOFTWARE MIT APP INVENTOR: CRITÉRIOS DA TRANSPOSIÇÃO INFORMÁTICA E DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL

Autores

  • Bruno Barbosa Affeldt
  • Carina de Oliveira
  • Cíntia Werle
  • Claudia Dias da Silva
  • Jeferson Nunes
  • Kelen Ricardo dos Reis
  • Roberta Dall Agnese da Costa
  • Carine Geltrudes Webber

Resumo

O pensamento computacional compreende um conjunto de conhecimentos para resolução dos problemas que permeiam todas áreas do conhecimento. Assume-se que, a partir desta perspectiva, professores poderão igualmente desenvolver em seus estudantes as competências para resolução de problemas, valendo-se de componentes de software e hardware que integrados constituem produtos e, por si, significam a aprendizagem. A fim de avaliar o potencial do software MIT App Inventor nesse cenário, sete professores em processo de formação no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul foram convidados a desenvolver aplicativos como produtos aplicáveis ao contexto da Educação Básica brasileira. Esses professores elaboraram aplicativos relativos à sua área de conhecimento específica. Durante o processo de desenvolvimento dos aplicativos, os professores foram iniciados nos estudos de programação e estimulados a pensar em produtos educacionais que tivessem um diferencial em relação a interação com os sujeitos, no caso, os estudantes. Em seguida, esses aplicativos foram analisados, segundo critérios da transposição informática e em termo do desenvolvimento do pensamento computacional. Os resultados obtidos permitem evidenciar a relevância da formação docente para alcançarmos a fluência computacional na Escola, assim como demonstrar o potencial da programação de aplicativos para tornar o professor autor do seu material didático-tecnológico e os estudantes produtores da sua aprendizagem.

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Publicado

2018-11-12