A UTILIZAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO INFORMATIZADO COMO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA TÉCNICA

Autores

  • Pauline Vielmo Miranda
  • Gustavo Rissetti
  • Aline Bairros Soares
  • Ascísio dos Reis Pereira

Resumo

A utilização de tecnologias em sala de aula nos aproxima cada vez mais do profissional que se espera formar em uma escola técnica, pois é necessário transformar a escola e suas práticas tradicionais. A instituição escola está se reestruturando quanto a sua quanto a sua severidade, inflexibilidade e homogeneização dos discentes, e isso exige professores conscientes dos desafios da aprendizagem. Espera-se que o mundo do trabalho avance em direção a relações de trabalho mais coerente, com formação de indivíduos autônomos que possam atuar em um ambiente de geração de conhecimento, ciência e tecnologia. A escola de formação profissional é umas das garantidoras da formação integral, para que os alunos atuem de forma competente e ética. Nesse trabalho, tivemos por objetivos integrar a utilização de um jogo educacional produzido em um contexto interdisciplinar, para a construção do conhecimento no ensino de Linguagem de Programação no Curso Técnico em Informática, como forma de uma mídia interativa para a aula e verificar a efetividade do jogo através da perspectiva do educando com a utilização de um questionário fechado. Esse trabalho segue uma abordagem qualitativa e utiliza um jogo de tabuleiro, através de sua adaptação para uma forma informatizada. Até o presente momento, ficou demonstrado que a utilização do jogo informatizado estimulou e enriqueceu os processos de socialização e trocas entre alunos e educadores e mostrou-se uma eficiente ferramenta de fixação do conteúdo. Ademais, foi um desafio alcançável aos alunos, que levou em conta suas competências.

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Publicado

2018-11-12