USO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO AMBIENTE DE COMPARTILHAMENTO DE SABERES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Thanise Beque Ramos
  • Fernanda Machado de Miranda
  • Ricardo Machado Ellensohn
  • Claudia Smaniotto Barin

Resumo

As tecnologias da informação e da comunicação estão presentes em nossas rotinas diárias, modificando as formas como nos relacionamos no mundo do trabalho e socialmente. Nesse sentido, as redes sociais têm sido cada vez mais exploradas pela geração mais jovem como meio de comunicação e compartilhamento. Assim, por que não fazer uso das mesmas no âmbito educacional? Com base nesse questionamento o presente trabalho apresenta o relato de uma experiência desenvolvida no decorrer do primeiro semestre de 2018, em uma turma de trinta e dois estudantes do Ensino Profissional e Tecnológico. A metodologia da pesquisa embasa-se numa abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utiliza-se a análise textual discursiva como procedimento de análise dos dados coletados através da análise documental produzida pelos professores e de registros escritos na rede social. Para isso, adotou-se um grupo fechado na rede social Facebook ®, como ambiente de compartilhamento de saberes no âmbito da disciplina de Química Instrumental. Os recursos educacionais criados, como folders, histórias em quadrinhos e mapas conceituais, produzidos para fomentar a atividade problematizadora proposta, eram postados na rede social semanalmente, e os estudantes deveriam interagir de forma a resolver o problema apresentado. Como atividade de estudo, proposta no decorrer da intervenção pedagógica, foi solicitado aos estudantes a resolução de um problema que envolvia conceitos de cromatografia, bem como a produção de um mapa conceitual abordando os conceitos envolvidos. Os resultados obtidos, no decorrer da intervenção, demonstram que os estudantes foram muito receptivos ao tipo de abordagem tecnológica utilizada, os quais foram demonstrados através de uma participação muito efetiva nas redes sociais, mais do que em sala de aula, tornando-se sujeitos ativos do processo de ensino e aprendizagem. No entanto, esse ambiente requer do professor um acompanhamento diário, no intuito de manter a dialogicidade do mesmo e instigar os estudantes na busca do conhecimento necessário à resolução das atividades propostas, o que demanda tempo e fluência tecnológica e pedagógica para a construção de saberes na esfera virtual.

Downloads

Publicado

2018-11-12