APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTAS DE APOIO A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DISLEXIA

Autores

  • Caila Lanfredi
  • Roberta Dall Agnese da Costa

Resumo

Os dispositivos móveis são ferramentas muito comuns na atualidade. Em função disso, estudos em diferentes campos têm surgido no sentido de incorporá-los de forma intencional ao nosso cotidiano. Especificamente na Educação, emerge o mobile learning ou aprendizagem móvel. Assim, pode-se definir a aprendizagem móvel em referência aos processos apoiados pelo uso das tecnologias digitais móveis e sem fio.  Ela se diferencia das outras formas de aprendizagem justamente por considerar aspectos como aprendizagem centrada no indivíduo, aprendizagem em contexto, continuidade e conectividade entre contextos, espontaneidade e oportunismo. Aspectos estes, especialmente importantes para a aprendizagem de estudantes com dislexia. A dislexia é um transtorno específico da leitura e da escrita que faz com que os indivíduos apresentem certas dificuldades no processamento da aprendizagem. Reconhecendo a importância que a aprendizagem móvel tem ocupado no cenário das pesquisas em Educação e aliando-a aos possíveis contribuições da utilização de aplicativos por estudantes com dislexia, este trabalho teve como objetivo elencar, descrever e analisar aplicativos como ferramentas de apoio a aprendizagem de estudantes com este transtorno. Assim são catalogados, descritos e analisados cinco aplicativos para dispositivos móveis que possam contribuir especificamente em alguma etapa do processo de ensino e aprendizagem na perspectiva da dislexia. A descrição e análise permeiam tanto a utilização do aplicativo por parte do professor quanto do estudante, sugerindo possíveis interações e dialogando com outras pesquisas da área. Por fim, com a catalogação, descrição e análise dos aplicativos para dispositivos móveis como ferramentas de apoio a aprendizagem de estudantes com dislexia espera-se contribuir com o trabalho do professor e do estudante, no sentido de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem oportunizando experiências com o uso da tecnologia e centradas no indivíduo.

Downloads

Publicado

2018-11-12